Ir para o conteúdo
GDF

GDF e Codese/DF se reúnem para tratar do plano de ações até 2026

Compartilhar
Compartilhar

Em conjunto, o conselho e o governo têm uma convergência de 192 propostas traçadas para os próximos anos. As ações visam várias áreas como saúde, educação e habitação

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese/DF) se reuniram, na manhã desta quarta-feira (6/12), para tratar sobre o modelo de Governança 2023-2026 entre a diretoria do conselho e o governo local. A cerimônia, que ocorreu no auditório do Banco de Brasília, contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB). Na ocasião, foi apresentado a convergência do plano de ações do documento produzido pelo conselho com o plano de gestão governamental.

Segundo o GDF,  o documento “O DF que a gente quer, visão 2040” ganhou adesão de 192 propostas da Codese ao plano de governo, o que representa 25%. As ações aceitas estão divididas em eixos como cidadania e desenvolvimento social; desenvolvimento urbano; turismo, economia criativa, cultura, esporte e lazer; desenvolvimento econômico; sustentabilidade, tecnologia e inovação; e eixo Brasília-Goiânia e Ride. O planejamento do governo conta com 756 ações e a expectativa é dobrar investimentos que já somam R$ 2,8 bilhões desde 2019.

O governador Ibaneis Rocha ressaltou que o trabalho feito pelo conselho se incorpora ao governo. “Em todas as secretarias, temos pedido aos secretários que tenham toda a atenção com o trabalho do Codese”, comentou. “Temos avançado em diversas áreas, na questão da infraestrutura, na melhoria dos atendimentos sociais, sempre com um olhar muito firme para a iniciativa privada e dando atenção a todas as forças econômicas do DF, porque nós temos a consciência de que, sem os empresários do DF, nós não conseguimos avançar”, destacou, garantindo que o governo está aberto ao diálogo com a iniciativa privada.

Ainda de acordo com o governo, 45 dessas propostas do Codese foram prioridades neste ano, sendo que 37 estão em andamento, três estão previstas e cinco foram concluídas. Entre as prioridades, estão: ampliar e reforçar as equipes multidisciplinares de saúde da família; ampliar o atendimento para a faixa etária de 0 a 3 anos na educação; incrementar as estruturas, o atendimento, as ações e programas de prevenção, acolhimento e proteção para vítimas de violência; e simplificar o rito ambiental e urbanístico de parcelamento do solo urbano.

O presidente do Codese/DF, Leonardo Ávila, destacou que o conselho entra na fase de acompanhar o cumprimento dessas propostas para saber se realmente estão sendo executadas ou não durante a gestão do governo de Ibaneis. “Nessa gestão 2023-2026, uma adesão ainda maior tem sido mostrada e agora a gente espera poder acompanhar e realmente ter essas execuções efetivadas”, disse. Segundo o presidente, o documento “O DF que a gente quer, visão 2040” pretende ter “uma metrópole verde, integrada, criativa e próspera”.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

GDF

Governador empossa novo secretário de Saúde

O governador Ibaneis Rocha empossou o novo secretário de Saúde, o médico...