A Secretaria de Economia (Seec-DF) oficializou a criação do Laboratório de Inovação em Gestão Administrativa (LabGes-DF), por meio da Portaria nº 685, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (11). A iniciativa tem como objetivo promover a modernização e otimização dos processos administrativos, além de atender aos desafios das áreas-meio do governo.
Na prática, o laboratório não é um espaço físico com ferramentas tecnológicas. Mas, sim, um mecanismo para conectar pessoas e ideias visando o desenvolvimento de soluções criativas que gerem mudanças positivas em diferentes áreas. O núcleo foi inspirado no Programa de Aceleração Aberta de Laboratórios de Inovação no Setor Público, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação em Governo da UnB (LineGov).
“O LabGes-DF é o primeiro laboratório de inovação do poder executivo distrital voltado para os desafios das áreas-meio, enquanto o LabSocial se concentra nas políticas socioassistenciais”, detalha o secretário-executivo de Gestão Administrativa da Seec, Ângelo Roncalli, que ficará na coordenação das atividades por meio de uma comissão permanente.
O grupo será composto por servidores e representantes de ouvidoria e pesquisa governamental. Eles terão como missão avaliar os desafios propostos ao laboratório, conforme critérios de elegibilidade, e vão propor a aplicação de metodologias ágeis, como o design thinking, na construção de soluções.
“A criação do LabGes-DF representa um marco na inovação do setor público distrital, proporcionando um ambiente seguro para experimentação e colaboração entre as áreas-meio do governo”, ressalta Roncalli. “Vamos promover a inovação de forma abrangente e estratégica ao fomentar a cocriação entre os servidores da efetividade na administração pública”, afirmou.
Os trabalhos do grupo serão realizados em espaços coletivos da Seec, como salas de reunião e áreas de inovação, além de encontros virtuais. Guiado por diretrizes que visam atingir os objetivos estratégicos do governo, o LabGes-DF tem como metas melhorar a qualidade dos serviços prestados, valorizar o conhecimento dos servidores, incentivar a cultura de inovação e simplificar processos.
O laboratório também promoverá o uso da linguagem simples, fortalecerá a capacidade do Estado para resolver desafios públicos, e estimulará a eficiência e a eficácia das áreas finalísticas na entrega de serviços e políticas públicas.
Com informações da Secretaria de Economia
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário