Ir para o conteúdo
GDF

GDF anuncia retomada de lojas fechadas na Galeria dos Estados

Compartilhar
Compartilhar

Publicação feita no Diário Oficial desta sexta-feira (29/11) também determina que os lojistas têm até 15 dias úteis para apresentar recurso para permanecer com as lojas

A partir da publicação realizada nesta sexta-feira (29/11), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), proprietários de 26 lojas na Galeria dos Estados  podem perder o direito de exercer suas atividades no local, que estão paralisadas há mais de 45 dias.

A publicação informa que os ocupantes das lojas enumeradas têm o prazo de 15 dias úteis para comparecer à Subsecretaria de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades, da Secretaria-Executiva das Cidades, para interpor recurso administrativo, caso haja interesse em permanecer com o estabelecimento.

Para o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, a publicação fomenta o movimento das feiras, galerias e shoppings populares. “Precisamos fomentar a atividade econômica nesses espaços públicos, comércio chama comércio, e aquele permissionário que não estiver com trabalho regular terá a loja retomada”, informa.

Apresentação de recurso

Para a solicitação do recurso, o lojista deve apresentar fotocópias de documento oficial com foto, o Termo de Permissão Uso ou documento equivalente, nada consta de débitos com a cota de rateio, emitido pela entidade representativa da Galeria dos Estados, e nada consta de débitos referente ao preço público emitido pela DF LEGAL.

Passado os 15 dias, caso o lojista não faça a apresentação de recurso ou a não comprove a regularidade ou não comprove o interesse em permanecer em atividade, a loja será disponibilizada para licitação.

Desde 2019, mais de 20 processos licitatórios foram realizados para a ocupação de mais de mil bancas em feirasshoppings populares e galerias que estivessem fechadas, abandonadas ou ocupadas irregularmente. As licitações são realizadas após vistorias realizadas por equipes da Secretaria Executiva das Cidades em parceria com as administrações regionais.

A subsecretária de Mobiliários Urbanos e Apoio às Cidades, Ana Lucia Melo, comenta sobre a ação de regularização. ““A regularização é uma marca dessa gestão. Com o recadastramento, estamos proporcionando que os trabalhadores desses mobiliários estejam em situação regular. E com a licitação, o GDF possibilita a ocupação desses espaços vazios, e gera mais empregos e renda em todo DF”.

Ainda de acordo com Ana Lúcia, o edital de licitação de lojas da Galeria dos Estados e os de banca de feiras permanentes serão publicadas no decorrer de 2025.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

GDF

Governador empossa novo secretário de Saúde

O governador Ibaneis Rocha empossou o novo secretário de Saúde, o médico...