O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, terá nesta semana as primeiras reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), que define o percentual da taxa de juros entre esta terça-feira (28) e quarta-feira (29). A Selic está em 12,25% atualmente, e a expectativa entre analistas do mercado é que o valor aumente 1 ponto percentual, para 13,25%.
Especialistas consultados pelo Banco Central passaram a ver uma taxa Selic de 12,50% ao fim de 2026. Para 2025, a projeção de 15,00% foi mantida.
A alta da Selic é usada para conter a inflação, na medida em que os juros altos deixam o crédito mais caro e diminuem o poder de compra da população – neste cenário, os preços precisam parar de subir.
Nos últimos anos, aliados do governo Lula cobraram de Roberto Campos Neto, antecessor de Galípolo, a redução da taxa de juros, para estimular o crédito e o crescimento da economia. Mas, neste início de uma nova gestão, o IBGE constatou aumento de 0,11% nos preços em janeiro.
No debate sobre juros, a alta da Selic para combater a alta inflacionária funciona quando é inflação sob demanda (da população). Analistas contrários a este mecanismo de política monetária sugerem que tem pouco efeito um aumento dos juros para segurar preços que já são administrados pelo governo, como energia elétrica.
Alimentação e bebidas registraram a maior alta (1,06%), seguidos por Transportes (1,01%), artigos de residência (0,72%), saúde e cuidados pessoais (0,64%), vestuário (0,46%), despesas pessoais (0,40%), educação (0,25%) e comunicação (0,15%). No setor de habitação, foi constatada baixa de 3,43%.
Em 2024, a inflação no Brasil foi de 4,83%. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) havia ficado em 4,62% no ano anterior. A meta de inflação do governo para 2024 foi de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para mais ou para menos. O IPCA do ano ficou 0,33 p.p. acima.
O governo Lula e seus aliados já discutem medidas para frear a alta no custo dos alimentos. Outro desafio da gestão federal é diminuir o impacto dos juros de dois dígitos sobre a economia.
Com informações do portal 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário