Ir para o conteúdo
Tempo

Frio em Brasília vai continuar até quarta; veja previsão

Compartilhar
Compartilhar

Como é comum para o mês de maio, que tem fortes características do outono, as temperaturas tendem a cair durante o anoitecer e ao longo das madrugadas. A partir da segunda metade da semana, o ar fica mais seco e quente

O frio pegou os brasilienses de surpresa ontem de manhã, mas ele ainda não veio para ficar. A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Deise Morais explica que a sensação térmica será amena até esta quarta-feira (8/5), devido a dois a fatores: rajadas de vento e presença de nuvens em baixa altitude. “Ainda estamos no outono, uma estação de transição em que é comum a variação entre as características do inverno e do verão, ou seja, com as manhãs de sensação mais fria, por conta do vento forte e da umidade mais elevada, e as tardes com aumento de temperatura e diminuição da umidade”, destaca.

A tendência para esta semana é de que, até amanhã, predominem essas condições de umidade e muitos ventos. A partir da segunda metade da semana (quarta-feira) o ar fica mais seco e quente, com tendência de aumento das temperaturas. Nesta semana, a previsão é de que as temperaturas variem entre 29ºC e 30ºC (máxima), e entre 17°C e 18°C (mínima).

Deise ressalta que a amplitude térmica esperada para a semana (diferença entre as temperaturas máxima e mínima registradas em um período) está dentro do esperado para a estação. Na segunda-feira, por exemplo, além das rajadas de vento a 20km/h, a oscilação da umidade do ar foi outra caraterística que influenciou na sensação térmica de frio. A umidade atingiu 95% pela manhã e caiu, ao longo da tarde, até atingir o nível mínimo, de cerca de 40%. 

Mas, então, por que houve essa diferença tão grande de sensação térmica entre o fim de semana e os primeiros dias úteis? A resposta está em uma variação do sistema meteorológico. Até domingo, conforme observa a especialista, predominou na capital federal uma massa de ar quente e seca e um sistema de alta pressão. “O sistema de alta pressão tem uma circulação anti-horária que, em médios e altos níveis atmosféricos, inibe a formação de nebulosidade, desfavorece a chuva e influencia na radiação solar, que acaba incidindo mais diretamente na atmosfera”, detalha.

É por isso que houve tempo aberto no fim de semana e sensação de clima ameno no cair da noite, porque quando não há nebulosidade no céu, o calor se dissipa rapidamente assim que o sol se põe. Esse efeito é chamado, na meteorologia, de perda radiativa noturna, muito comum no outono.

Massa de ar

Naiane Araujo, meteorologista do Inmet, afirma que, desde ontem, as condições do tempo mudaram devido à maior influência de ventos úmidos vindos do leste do Brasil. “Isso favorece o aumento de nuvens e dias mais ventosos, que dão a sensação de um dia mais fresco”, complementou. 

O vento e a umidade são fatores que influenciam tanto a sensação térmica — ontem pareceu estar mais frio do que domingo, mesmo que não houvesse queda de temperatura real. Enquanto no domingo a temperatura mínima registrada foi de 14,7°C, na estação meteorológica do Gama, na segunda-feira, a temperatura mais baixa foi de 16,7°C, no Paranoá. 

Além disso, conforme a meteorologista, pode haver, eventualmente, a chegada de uma massa de ar frio do Sul do país, fenômeno que ainda não está acontecendo, mas que é muito comum em maio.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
chuvaTempo

Alagamentos e raios: chuvas deixam DF em estado de alerta até sexta

Segundo o Inmet, o DF está em estado de alerta de perigo...

ClimaTempo

Governo do DF desenvolveu várias frentes para enfrentar chuvas

Governo adotou ações para diminuir os transtornos dos brasilienses. Meteorologistas apontam que,...

Tempo

Previsão do tempo: fim de semana de chuva e céu nublado

O sábado e domingo estão propícios para passar o dia debaixo das...