Ir para o conteúdo
Sistema Penitenciário

Faremos um “pente-fino” para fuga não se repetir, diz secretário do MJ

Compartilhar
Compartilhar

Secretário nacional de Políticas Penais disse que todas as unidades federais serão avaliadas para garantir cumprimento de protocolo

Todas as penitenciárias federais serão revisadas para elevar o nível de segurança, afirma André Garcia, secretário nacional de Políticas Penais (Senappen), que está no Rio Grande do Norte após a fuga de dois presos da penitenciária de Mossoró. Nesta quarta-feira (14/2) dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, na região oeste do Estado. “Vamos fazer um reforço em todas as unidades federadas, e ‘pente fino’ para cuidar de todos os possíveis problemas”, avaliou o secretário.

Em coletiva, o secretário confirmou que foi trocada a direção da penitenciária e que a dinâmica da fuga ainda está sendo avaliada e periciada. “Estamos atuando junto à penitenciária para apontar e resolver as falhas, e garantir que não ocorram novamente”, assegurou.

“Estamos revisando todos os protocolos das unidades prisionais, não há chance de algo dessa natureza acontecer quando os protocolos estão sendo seguidos”, comenta o secretário, acrescentando que as investigações ainda não descartaram se houve ou não facilitação por parte de agentes da lei.

As imagens da fuga e a dinâmica do presídio ainda estão sendo periciadas, e nenhuma informação será divulgada para não atrapalhar as investigações.

Questionado o secretário não confirmou se os presos voltam para a penitenciária de Mossoró ou se serão encaminhados para outra unidade prisional. “Só posso dizer que quando capturados voltarão para o sistema prisional e só sairão por determinação da Justiça”, diz.

Por medida do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a direção do presídio foi afastada e um policial penal, sem nome confirmado, assumiu o cargo. “Tomamos medidas que não atrapalhem o funcionamento da penitenciária. O objetivo dele é trabalhar, solucionar problemas e evitar que isso se repita”, garantiu.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Sistema Penitenciário

Projeto do MDH formará advogados para atender mulheres negras presas

Projeto piloto do Ministério dos Direitos Humanos oferece especialização jurídica com o...

Sistema Penitenciário

Reforma da UBS da Penitenciária Feminina chega à fase de acabamento

Etapa confere os últimos detalhes estruturais e estéticos do espaço dedicado ao...

Segurança PúblicaSistema Penitenciário

Extinção do saidão não vale para condenados antes da nova lei; entenda

Segundo criminalistas ouvidos pelo Correio, a medida que suspende o benefício vale...