Ir para o conteúdo
Arte

Exposição ’50 anos de Realismo’ no DF reúne pinturas que parecem fotografias

Compartilhar
Compartilhar

Se o próprio nome da exposição não denunciasse, seria possível que qualquer um que entrasse nas galerias do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília acreditasse que as imagens ali expostas fossem impressões fotográficas.

A mostra “50 anos de Realismo – Do fotorrealismo à realidade virtual” reúne cerca de 90 obras de artistas de todo o mundo que reproduzem, com a máxima fidelidade, a realidade capturada pelo olho humano – às vezes, com ainda mais precisão.

Há pinturas, esculturas, vídeos e instalações digitais de 30 artistas. Os trabalhos são setorizados de acordo com a temporalidade na história da arte – desde a primeira geração do fotorrealismo e do hiper-realismo até a realidade virtual e os modelos em 3D.

Entre os nomes que assinam as obras, três são de brasileiros:

  • Hildebrando de Castro, o pernambucano que trabalha com pinturas hiper-realistas de paisagens urbanas em grandes dimensões
Obra "HKMA #4" (2016), do pernambucano Hildebrando de Castro em exposição no CCBB de Brasília — Foto: Hildebrando de Castro/DivulgaçãoObra “HKMA #4” (2016), do pernambucano Hildebrando de Castro em exposição no CCBB de Brasília — Foto: Hildebrando de Castro/Divulgação.
  • Rafael Carneiro, o paulista que desenvolve pinturas hiper-realistas a partir de frames de gravação de câmeras de segurança instaladas em armazéns e laboratórios industriais
Pintura do paulista Rafael Carneiro feita a partir de frame de câmera de vigilância da NASA, em exposição no CCBB de Brasília — Foto: Luiza Garonce/G1Pintura do paulista Rafael Carneiro feita a partir de frame de câmera de vigilância da NASA, em exposição no CCBB de Brasília — Foto: Luiza Garonce/G1.
  • Fábio Magalhães, o baiano que faz representações do corpo humano desafiando os limites da percepção do que é fotografia e do que é pintura
Pinturas do baiano Fábio Magalhães em exposição no CCBB de Brasília — Foto: Luzia Garonce/G1Pinturas do baiano Fábio Magalhães em exposição no CCBB de Brasília — Foto: Luzia Garonce/G1.

Programe-se

“50 anos de Realismo – Do fotorrealismo à realidade virtual”

  • Data: até 28 de abril
  • Hora: das 9h às 21h
  • Local: CCBB – Setor de Clubes Sul, Tr. 2
  • De graça

Fonte: G1.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Arte

Como Fernanda Torres fez o mundo virar os olhos para o cinema brasileiro

Em um dos posts mais recentes do perfil oficial no Instagram, no...

Arte

Museu de Arte de Brasília tem programação especial gratuita para crianças em fevereiro

O Museu de Arte de Brasília (MAB), por meio de seu Programa...

Arte

Festival Horizonte 2025 abre inscrições para contadores de histórias

Estão abertas, até o dia 12 deste mês, as inscrições para quem...