Ir para o conteúdo
Política

‘Eu quero voltar a atuar na política, eu quero ser candidato em 2026’, diz ex-deputado federal Geraldo Magela

Compartilhar
Compartilhar

Em entrevista ao TaguaCei, na manhã desta segunda-feira (20), o ex-deputado federal pelo Distrito Federal, Geraldo Magela (PT), falou sobre seus planos na vida pública para os próximos anos. Segundo ele, seu nome está à disposição do PT para pode disputar algum cargo eletivo em 2026, inclusive, o de governador do DF. “Se o PT quiser eu estarei à disposição, se o PT não quiser, eu vou concorrer a outro cargo para ajudar o Lula no Congresso Nacional, mas eu reafirmo: se o PT tiver uma candidatura forte, que amplie para o segundo turno, nós vamos para o segundo turno e vamos ganhar a eleição e vamos governar de novo o DF alinhando com o Brasil, pois eu acredito que Lula vai ser reeleito”, afirma Magela.

O ex-deputado federal explicou que a situação da esquerda no DF passa pela “união” que precisa haver entre os partidos que a representa. Segundo ele, também é preciso que o PT, como o maior partido de esquerda da capital federal, também saia do papel de coadjuvante e passe a exercer um papel de mais protagonismo.

“Avalio que a esquerda deve fazer uma aliança, nós devemos juntar todos os candidatos da esquerda, ver quem é que tem a melhor condição de ganhar a eleição, ver quem é que tem condições de ampliar e lançar este nome, pode ser qualquer nome, pode ser do PT, pode ser do PV, pode ser do PSB, pode ser do PDT. Eu acho que a esquerda tem que estar junta”, disse. “O PT tem excelentes nomes, o PT tem mais de 20% das intenções de voto em qualquer eleição, então eu defendo que a candidatura a governador deve ser do PT, mas não é uma posição excludente, se for de outro partido, nós vamos estar juntos”, completou.

Eleições 2026

Geraldo Magela vê um terreno favorável para o PT e a esquerda nas eleições de 2026. Isso pelo fato de que, segundo ele, o governo de Ibaneis Rocha (MDB) é um dos piores governos da história do DF. Para Magela, a má gestão do governador é vista na precariedade dos serviços públicos.

“O governo do Ibaneis Rocha é um governo muito ruim, é um desastre na saúde pública, é um desastre na segurança pública, o transporte público piorou. Ele [Ibaneis] agora quer privatizar a Rodoviária como se fosse melhorar. Então, qualquer área que nós olharmos, o governo Ibaneis é muito ruim, eu diria que é o pior governo da história do Distrito Federal, e é um governo que está eivado por denúncias de corrupção”, afirmou Magela.

De acordo com o ex-deputado federal, a esquerda precisa começar a trabalhar para que uma candidatura seja construída e se apresente como alternativa nas próximas eleições. Segundo Magela, o PT tem essa função de aglutinar os demais partidos e compor uma frente ampla que almeje o GDF, mas para isso terá que evitar alguns erros já cometidos.

“O PT errou muito na eleição passada, aliás, o PT está errando muito e errou nas duas eleições, a de 2018 e 2022. O PT tem que brigar para ter a candidatura ao governo, mas mais do que isso, não pode ser qualquer nome, tem que ser um nome que amplie, não adianta você colocar uma candidatura que fique restrita. O PT tem entre 20% e 25% dos votos, ele não ganha eleição sozinho, ele precisa de pessoas do centro, eleitores que votam em outros partidos também precisam votar no PT”, diz. “A minha defesa é que o PT tem que ter uma candidatura petista, mas que amplie para além do PT, que amplie para o centro, para ganhar as eleições, porque não adianta ir para o segundo turno, tem que ganhar a eleição”, conclui.

Lula

Magela ainda comentou sobre o governo Lula e falou sobre a presença do governo federal no DF por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 3. Conforme ressaltou o ex-deputado, o terceiro mandato de Lula está sendo para arrumar a casa, já que seu antecessor, Jair Bolsonaro (PT), teria desmontado o Estado e, com isso, precarizado a maioria dos serviços públicos.

“O Lula é uma pessoa muito sensível, além disso, uma pessoa comprometida com a melhoria da vida do nosso povo. Durante este um ano e quatro meses que o Lula governou o Brasil, neste seu terceiro mandato, ele está enfrentando muitos problemas, porque o mandato que do presidente Jair Bolsonaro fez foi de destruição, ele destruiu as políticas públicas, ele destruiu a indústria, ele destruiu as relações internacionais, e, agora, o Lula está conseguindo reconstruir o Brasil, e mais do que isso, está fazendo isso buscando a união do povo brasileiro, eu considero que o presidente Lula está no caminho certo”, destaca.

Ao comentar sobre o PAC 3, Magela lembrou que diversas obras de infraestrutura estão destinadas à capital federal. Segundo ele, mesmo o governo Ibaneis sendo oposição ao governo Lula, isso não impediu que o DF fosse beneficiado com investimentos.

“Eu tenho convicção que o Lula vai ser reeleito pela quarta vez e vai ser o nosso presidente de novo de 2027 a 2030. As pessoas vão começar a ver o bem que o Lula está fazendo para o Brasil e para o Distrito Federal, o Lula não tem rancor na política, ele não faz separação de quem é amigo, de quem é aliado dele, ele quer ajudar o povo e aqui no Distrito Federal, mesmo o Ibaneis e a Celina Leão sendo contra o Lula, ele está colocando dinheiro aqui, em Ceilândia, por exemplo, nós vamos ter duas novas estações do Metrô, vai aumentar o metrô para mais gente usar. Na verdade, o Lula está trazendo dinheiro para o Distrito Federal, porque se a gente fosse listar, aqui íamos ter pelo menos 10 grandes obras do PAC que o Lula está trazendo para o Distrito Federal”, observou Magela.

No conjunto de obras do PAC 3, segundo o governo federal, algumas obras são para o DF, como a expansão do Metrô de Ceilândia, o BRT Norte – Plano Piloto a Planaltina, a adequação da BR-080 e moradias do Minha Casa, Minha Vida.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Política

Gleisi diz a petistas que cuidará do partido de dentro do governo

Futura ministra da articulação política e agora ex-presidente do PT, Gleisi Hoffmann...

Política

Caiado diz que formará chapa com Gusttavo Lima para a Presidência em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou nesta quarta-feira (5)...

Política

PT se reúne na sexta para definir presidente interino com saída de Gleisi

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) vai definir na próxima...