As provas do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) 2023 estão marcadas para os dois primeiros domingos de novembro, dias 5 e 12. O teste de conhecimento, que é a porta de entrada para o ensino superior para muitos estudantes, conta com 72.982 inscritos no Distrito Federal. Em todo o país são 3.933.992 inscrições.
Em Brasília, a maioria dos inscritos é formada por mulheres e pessoas negras:
- 60,5% do total de inscritos são mulheres, ou seja, 44.190 são candidatas
- 56,3% dos inscritos são pessoas negras – pretos e pardos –, o que corresponde a 41.121 inscrições
- A faixa etária com o maior número de pessoas no DF é a de 17 anos, com 19.864 inscritos
- Há 277 idosos, com 60 ou mais de 60 anos, concorrendo a uma vaga no ensino superior por meio do Enem, em Brasília
No cenário nacional, a maioria dos inscritos no Enem também é formada por pessoas negras e mulheres. Os números de pretos e pardos inscritos representam 56,3% do total, 2.216.415 pessoas.
Já as mulheres são 61,2% do total, ou seja, 2.411.061 inscritas no país. Também houve inscrição de 24.715 indígenas no país.
Aulão gratuito
Com o objetivo de ajudar os candidatos do DF a se preparar para as provas, professores do Ibmec Brasília promovem um aulão neste sábado (21) às 14h. As inscrições são gratuitas e a programação conta com cine debate, aula de redação e atualidades e um momento de descontração com técnicas de relaxamento.
O aulão será na sede do instituto, no SIG Quadra 04, Edifício Capital Financial Center, Setor Sudoeste. As inscrições podem ser realizadas por este link.
Provas do Enem 2023 🗓️
Após duas edições com versões impressa e digital, em 2023 o exame volta a ter apenas a versão impressa que será aplicada nos dois primeiros domingos de novembro.
5 de novembro
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol) 📚📄💬🗯️🗨️
- 45 questões de ciências humanas; e redação 📝✏️📖💭📚
12 de novembro
- 45 questões de matemática 📚✖️➕➗🔢
- 45 questões de ciências da natureza 🧬⚗️🦠💉🧪
⌚ Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 19h
- Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
🗺️ Locais de prova
O local do exame será informado no cartão de confirmação da inscrição, que é disponibilizado pelo Inep na página de participante cerca de duas semanas antes das provas.
Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:
📍 pesquisar o endereço do seu local de prova;
🧭verificar a distância e o tempo de deslocamento; e,
🚦 se possível, simular o percurso em um domingo, quando o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.
🚨 O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h no local de prova.
No cartão de confirmação, o candidato também pode confirmar o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).
O Inep recomenda que o candidato imprima o documento e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.
🖋️ O que levar no dia da prova
- RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
- Álcool em gel;
- Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
- Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
👗👖👚 Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
- e-Título,
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
- RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
❌ O que não levar no dia prova
- Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
🚨 Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Para que serve a nota do Enem?
As notas do Enem podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizadas em cada situação.
Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
Universidades internacionais: O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.
Como são as provas
No primeiro dia, além da redação, os candidatos respondem a 45 questões de múltipla escola de linguagens e outras 45 de ciências humanas.
Segundo professores de cursinhos, na parte de linguagens, alguns dos tópicos mais recorrentes nas últimas edições do Enem foram análise de discurso, interpretação de texto, estrutura textual e domínio lexical (de vocabulário).
Nas provas de ciências humanas, os assuntos que aparecem todo ano no Enem são História da época do Brasil Colônia, geografia agrária e filosofia moderna. Veja aqui mais tópicos na prova de ciências humanas.
No segundo dia, os candidatos respondem a 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza.
Dicas de professores: Na reta final para o Enem, uma estratégia sugerida é fazer provas antigas e tentar resolvê-las dentro do prazo máximo do exame. Outra recomendação é não tentar aprender algo completamente novo, mas revisar assuntos com os quais já tenham mais familiaridade para garantir pontos.
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Deixe um comentário