Ir para o conteúdo
Desemprego

Em meio ao desemprego, Agência do Trabalhador do DF busca recolocar profissionais no mercado de trabalho

Compartilhar
28/03/2016. Crédito: Helio Montferre/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Fachada do prédio da Agência do Trabalhador, no Setor Bancário Sul.
Compartilhar

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 13,1 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Distrito Federal, por exemplo, esse número chega a quase 500 mil pessoas. Para contornar a situação, o Governo do Distrito Federal (GDF), tem usado da Agência do Trabalhador para recolocar pessoas no mercado de trabalho.

É o caso de José Pereira de Carvalho Neto, 25, que conseguiu se empregar em razão do intermédio feito por uma unidade da agência em Planaltina, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do governo.

“Morei aqui seis anos, voltei pra a Bahia e agora, há um ano e meio, retornei. Não tenho dúvidas, Brasília é o melhor lugar do Brasil para viver, tem mais chance de arrumar emprego”, comentou José em entrevista à Agência Brasília.

Ao todo, o GDF informa que 6.636 pessoas já foram inseridas no mercado por meio da Agência do Trabalhador somente neste ano. Diariamente, são oferecidas cerca de 200 vagas.

“Mais de 30% dos trabalhadores que indicamos permanecem no emprego; entre 10% e 15%, não temos retorno para avaliar. Mas 50% das vagas não são preenchidas, por falta de qualificação ou por falta de interesse dos candidatos”, avalia o secretário de Trabalho, João Pedro Ferraz.

“Estamos muito próximo do setor produtivo para capturar mais e mais postos de trabalho. Agora, vamos reforçar os programas da secretaria voltados à qualificação profissional. Nossa proposta é recuperar as agências, transformando-as em verdadeiras fomentadoras de emprego e renda.”

Os candidatos podem cadastrar seus dados em uma das 17 agências da Secretaria de Trabalho e acompanhar as vagas disponíveis no mercado pelo site www.agenciavirtual.df.gov.br. Os candidatos precisam comparecer as unidades munidos de documento de RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Veja abaixo os endereços das unidades da Agência do Trabalhador

Agência do Trabalhador de Taguatinga

End: C4 Lt. 03, Ed. TVA Imperial – Av. Das Palmeiras CEP: 72010-040

(61) 32553848

Agência do Trabalhador da Ceilândia

End: EQNM 18/20, Bl. B – Praça do Cidadão CEP: 72210-552

(61) 32553804

 

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Desemprego

Desemprego cai a 6,1% em novembro, o menor patamar da história, diz IBGE

O desemprego no Brasil caiu para 6,1% no trimestre encerrado em novembro,...

Desemprego

Desemprego cai para 6,9% e atinge menor nível em 10 anos, diz IBGE

Os dados da Pnad contínua de junho apontam ainda que a população...

DesempregoEmprego

Desemprego cai para 7,1% em maio no Brasil, menor patamar em dez anos

Segundo o IBGE, o total de pessoas ocupadas quebrou novo recorde no...