Saúde Pública

Eduardo Bolsonaro diz que Brasil sairia da OMS se Bolsonaro fosse presidente

Compartilhar
Compartilhar

Após os Estados Unidos e a Argentina anunciarem que deixaram de participar da Organização Mundial de Saúde (OMS), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que se Jair Bolsonaro ainda fosse presidente o Brasil também deixaria de participar da Agência das Nações Unidas de saúde global. 

A declaração foi feita através de uma publicação nas redes sociais. Na noite desta quarta-feira (5/2) Eduardo Bolsonaro compartilhou o comunicado que anuncia a saída da Argentina, publicado por Javier Milei, presidente da Argetina e comentou “Se @jairbolsonaro fosse presidente do Brasil sairia também. Bolsonaro sempre esteve certo.” A publicação foi repostada na página de Jair Bolsonaro no X.

Nos comentários, alguns internautas questionam a razão do ex-presidente Jair Bolsonaro não ter deixado o mecanismo global de saúde no período em que era chefe do Executivo. 

A debandada de países de direita da cúpula da Organização Mundial da Saúde começou com o anúncio de Donald Trump de deixar o grupo. O presidente americano afirma que a OMS fez uma má gestão da crise sanitária provocada pela covid19 e apontou outros problemas de saúde global. O diretor da OMS, Tedros Adhanon pediu que países e parlamantares pressionassem o presidente americano a voltar atrás, mas até o momento não houve qualquer sinalização nesse sentido. 

Alguns dias após a decisão de Trump, a Argentina também anunciou que deixará a OMS. No comunicado, Milei seguiu o entendimento do presidente dos Estados Unidos e disse que a Organização falhou na resposta à crise sanitária da covid por orientar quarentena, o que gerou a ‘maior catástrofe econômica da história mundial’, e ainda assim provocou 130 mil mortes. 

Durante a pandemia, o Brasil adquiriu mais de 9 milhões de doses de vacina contra contra a covid19 com o auxílio da OMS a partir de um consórcio de países do qual o Brasil era membro. Na época, a quantidade de vacinas produzidas a nível global era escassa e os países que faziam parte do consórcio tinham maior facilidade para adquirir e receber os imunizantes. 

Adhanon chegou a elogiar o programa de vacinação brasileiro em setembro de 2021, durante uma reunião do G20 em Roma, na Itália. Na oportunidade, o então ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga estava presente.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Saúde Pública

Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio

Entidades médicas apresentaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer defendendo...

Saúde Pública

DF vai ganhar Centro de Referência de Doenças Raras

A construção de um Centro de Referência de Doenças Raras será iniciada...

Saúde Pública

Defesa Civil interdita parte do centro obstétrico do HMIB por conta de rachaduras no prédio;

A Defesa Civil interditou, neste domingo (23), parte do centro obstétrico do...