Ir para o conteúdo
Saúde Pública

Doações de leite materno caem 14% em hospital do DF. Saiba como ajudar

Compartilhar
Compartilhar

O Banco de Leite do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) sofreu uma queda de 14,16% nas doações de leite materno, na comparação entre janeiro de 2024 e o mesmo período de 2025. A arrecadação caiu de 234,15 litros para 201 litros.

Segundo a direção da hospital, a queda de doações é preocupante. Em janeiro de 2025, o HRSM alimentou 70 bebês. Além disso, foram realizados 2.114 atendimentos internos e 221 externos.

De acordo com a nutricionista e chefe substituta do Serviço de Banco de Leite Humano do HRSM, Daiane Guimarães, as doações são necessárias para garantir a alimentação para bebês quando as mães não puderem.

Tradicionalmente o volume de doações cai nas férias e feriados prolongados. Qualquer mulher que esteja amamentando e tenha um excedente de leite pode ser uma doadora.

“Não é necessário produzir em grande quantidade, cada gota doada pode significar a diferença entre a vida e a luta para sobreviver de cada bebê internado”, destacou Daiane.

Heroínas

Quem tiver interesse basta procurar o Banco de Leite do HRSM ou se preferir, se inscrever pelo site do Amamenta Brasília, ou fazer o cadastro no telefone 160- opção 4.

“Quem amamenta seu filho e percebe que tem muito leite pode compartilhar. Cada uma pode ser a heroína na vida de um bebê”, afirma Daiane.

Todo o leite doado passa pelo processo de pasteurização, pois além de poder ficar armazenado mais tempo, existe o controle de qualidade e durante a pasteurização são inativados qualquer tipo de vírus e bactérias que possam existir.

O leite é dividido e separado em cinco tipos diferentes, próprios para diferentes quadros de saúde dos bebês, sendo eles: colostro, leite de transição, alcon (leite maduro/alojamento conjunto), normocalórico e hipercalórico.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Saúde Pública

Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio

Entidades médicas apresentaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer defendendo...

Saúde Pública

DF vai ganhar Centro de Referência de Doenças Raras

A construção de um Centro de Referência de Doenças Raras será iniciada...

Saúde Pública

Defesa Civil interdita parte do centro obstétrico do HMIB por conta de rachaduras no prédio;

A Defesa Civil interditou, neste domingo (23), parte do centro obstétrico do...