A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou, na segunda-feira (27), o resultado final das inscrições no programa Educador Social Voluntário (ESV) do ano letivo de 2025. Dos 20 mil inscritos, 7.500 candidatos foram selecionados para atuar na rede pública de ensino, conforme necessidade das escolas. Para verificar a classificação, o candidato deve consultar a escola em que se inscreveu.
Os contemplados devem participar de um curso de formação à distância, com carga horária de 30 horas, disponibilizado entre os dias 3 e 7 de fevereiro no site da Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).
A capacitação “Noções Básicas para Atuação no Programa Educador Social Voluntário”, realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle, abordará temas como as atribuições e legislação relacionadas à função. O conteúdo também inclui a atuação dos voluntários na Educação em Tempo Integral e o atendimento aos estudantes estrangeiros, indígenas e com deficiência, além de orientações específicas para o trabalho com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“O curso vai preparar os educadores sociais voluntários para lidar com as necessidades específicas dos estudantes, como os alunos da educação especial. Eles aprenderão como proceder em situações do dia a dia, como funciona o auxílio na alimentação, na higienização e no deslocamento, especialmente no caso de cadeirantes e alunos que precisam de maior suporte”, explica o chefe da Unidade de Apoio às Coordenações Regionais de Ensino (Unicre), Carlos Ney.
A capacitação é obrigatória para o início das atividades, em 10 de fevereiro, nas escolas das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs). Somente após a conclusão do curso, os contemplados poderão retirar o certificado e apresentá-lo na CRE no ato da assinatura do termo de voluntariado.
Além disso, os educadores também deverão atuar no apoio às atividades da educação integral, colaborando diretamente com os professores na organização e coordenação das atividades escolares. O contrato com os voluntários terá duração de um ano.
Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário