A emissão da credencial de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) pode ser feita de forma virtual no Distrito Federal. De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o documento fica pronto em até dois dias úteis.
Para fazer a credencial, o interessado precisa ter a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) — documento emitido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD-DF) para facilitar a identificação.
👉 A solicitação deve ser feita pelo aplicativo Detran-DF Digital ou pelo Portal de Serviços do Detran-DF. O pedido será analisado e, caso aprovado, basta imprimir o documento em folha de papel A4.
Quem não possui a Ciptea, tem que fazer o requerimento nas unidades de protocolo com os seguintes documentos:
- requerimento preenchido pela pessoa autista ou pelo responsável ou procurador legal;
- documento de identificação com foto do beneficiário e do responsável ou procurador legal;
- relatório de avaliação da pessoa autista preenchido e assinado por médico especialista em psiquiatria ou neurologia.
O prazo para análise é de até 10 dias.
Mais de 1,4 mil credenciais emitidas no DF
Segundo o governo do Distrito Federal, este ano já foram emitidas 1.428 credenciais, sendo 635 no modelo digital.
A credencial é válida em todo o DF e deve estar visível no painel do carro para utilizar as vagas destinadas às pessoas com deficiência.
Estacionar nessas vagas sem o uso da credencial, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNHe remoção do veículo.
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário