Ir para o conteúdo
DEPUTADO

Congresso retoma pautas contra o Brasil, por Reimont Otoni

Compartilhar
Compartilhar


Em curto espaço de tempo, parlamentares extremistas colocaram em pauta projetos já rejeitados pela sociedade e até inconstitucionais, como o da privatização das praias, alerta Otoni, no artigo

Otoni: extremistas querem paralisar o governo Lula e interromper o crescimento da economia do país

Acuada pelas investigações contra os golpistas, a extrema-direita tenta usar o Congresso Nacional para desviar a atenção da sociedade dos crimes cometidos contra a Democracia.

A intenção é óbvia – paralisar o governo Lula, interromper a extraordinária curva de crescimento da economia do país, gerar insegurança jurídica e semear o caos, que é o que sabem fazer. Por esse caminho tão prejudicial ao país querem criar uma realidade paralela e lançar uma cortina de fumaça sobre as provas que emergem contra Bolsonaro e seus cúmplices. Soa como uma espécie de golpe para encobrir o golpe.

Em curto espaço de tempo, parlamentares extremistas colocaram em pauta projetos já rejeitados pela sociedade e até inconstitucionais, como o da privatização das praias, o da volta do voto impresso e o que impõe uma asfixia ao BNDES e prejudica centenas de empresas brasileiras, tornando obrigatória a aprovação, pelo Legislativo, de cada um dos inúmeros contratos de exportação de bens e serviços a serem apoiados pelo banco de fomento. Em um exercício abstrato, imaginem os danos que isso poderia causar, em um cenário como o que temos hoje, quando as exportações do país batem recorde e alcançam US$ 312,27 bilhões, de janeiro a novembro.

Pois a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados acaba de aprovar esse bizarro e prejudicial projeto.

As ameaças à economia são flagrantes. Tudo isso acontece quando o governo Lula soma os melhores resultados – no terceiro trimestre, o PIB brasileiro superou o dos EUA e empatou com o da China, com crescimento de 4% na comparação ao mesmo período de 2023; o nível das reservas internacionais atingiu o maior patamar em cinco anos, fechando setembro em US$ 372 bilhões. Com a atuação decisiva do nosso governo, o Mercosul e a União Europeia acabam de firmar acordo comercial, após 25 anos de impasse.

Mas vamos falar das pessoas, que é para onde devem convergir todas as políticas públicas. Em novembro, o Brasil bateu recorde de emprego, com 103,6 milhões de ocupados; indústria, construção e serviços são as maiores responsáveis pela alta histórica. O número de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica do IBGE. Só em 2023, 8,7 milhões de pessoas deixaram de viver abaixo da linha da pobreza.

Matérias relacionadas

É contra isso que a extrema-direita se comporta, é contra as conquistas do povo brasileiro. São patriotas de araque, trabalhando contra o Brasil.

A luta é cotidiana e exige a nossa união na defesa da Democracia e dos interesses do país e do nosso povo. É fundamental que todas e todos acompanhem e pressionem os parlamentares. É fundamental mantermos a vigilância sobre as movimentações no Congresso Nacional e mostrar que estamos mobilizados. No dia 10 de dezembro, estaremos novamente nas ruas para defender a Democracia e a nossa soberania. No Rio, haverá ato no Largo da Carioca, às 16hs, e na Praça XV, às 18hs. Vamos a eles, juntas e juntos.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste


  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…


  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…


Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
BrasilCidadaniaCrise HídricaDEPUTADODoação

Presidentes do Senado e da Câmara prometem ações rápidas e firmes em favor do Rio Grande do Sul

“Essa semana será de negociação e trabalho no Congresso, a resposta será...

BrasilDEPUTADO

Segunda Turma do STF decide não devolver mandato ao deputado bolsonarista Valdevan Noventa

Ministros derrubaram, por 3 votos a 2, decisão do ministro Nunes Marques....

BrasilDEPUTADOPTSaúdeSaúde Pública

Alencar Santana apresenta projeto para derrubar rol taxativo e impedir que planos de saúde neguem tratamento a pacientes

O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) apresentou, nesta quarta-feira (8), um projeto de...