Em nove dias, choveu 64% do esperado para dezembro. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CEB fazem operação para evitar riscos. Veja o vídeo a baixo !
As três comportas do Lago Paranoá, no Distrito Federal, foram abertas, na manhã desta sexta-feira (10), para controlar o volume da água. Devido às chuvas, que superaram a média prevista para o mês, o nível da barragem está acima do recomendado.
Em apenas nove dias de dezembro, choveu 64% do esperado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é que as chuvas continuem na capital (veja previsão mais abaixo).
Para evitar riscos, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Companhia Energética de Brasília (CEB) fizeram uma operação conjunta na região. Às 8h15, as barreiras foram abertas para dar vazão à agua.
Na quinta-feira (9), a Defesa Civil também emitiu alerta à população por SMS e, nesta sexta (10), fez um sobrevoo no helicóptero da Polícia Civil para avaliar a área. A orientação é para que as pessoas evitem banho e pesca no lago, devido à mudança de volume provocada pela abertura das comportas.
Pela manhã, militares do Corpo de Bombeiros fizeram uma “varredura terrestre” antes da abertura das barreiras.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/7/B/v7uWKDQQObi1Ygr640YA/d0639-globocop-bddf-10122021-frame-180204.jpeg)
Comportas da Barragem do Paranoá, no DF, são abertas para controlar volume da água — Foto: TV Globo/Reprodução
Durante a ação, a CEB acionou as sirenes do local como forma de alertar a população. Veja as orientações para evitar acidentes:
- Ficar atento à previsão do tempo
- Evitar córregos, rios e cachoeiras em caso de chuva ou previsão de chuva
- Cadastrar número de aparelhos celulares para receber alertas por SMS da Defesa Civil (basta enviar um SMS com o CEP para o número 4199)
- Evitar as margens e o leito do rio abaixo da represa
- Ao ouvir sirene, se deslocar para o ponto mais alto possível, caso estejam no vale do rio abaixo da represa
- Seguir orientações dos bombeiros, da Defesa Civil ou da CEB quando forem abordados
- Acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) em casos de emergência
- Não tentar fazer qualquer procedimento de salvamento se não tiver treinamento ou equipamento necessário.
Terceira abertura em menos de um mês
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/O/m/LoHjiTSVW59bFS8WjkUQ/d0639-globocop-bddf-10122021-frame-177189.jpeg)
Comportas da barragem do Paranoá, no DF, são abertas — Foto: TV Globo/Reprodução
Em 24 de novembro, duas das três comportas da Barragem do Lago Paranoá foram abertas para controlar o volume da água. A medida também foi implementada devido às chuvas.
Seis dias depois, em 30 de novembro, as comportas foram abertas novamente. Por causa das chuvas, o lago, o rio Paranoá e os afluentes ficaram com níveis acima do recomendado.
No mês passado, inclusive, cinco amigos precisaram ser resgatados pelos bombeiros, após ficarem ilhados no rio Paranoá. A água subiu e o grupo, que tinha ido passear no local, não conseguiu retornar.
Chuvas acima da média
Em novembro, as chuvas foram acima da média histórica registrada na capital. Ao g1, o meteorologista Olívio Bahia explicou que a chuva esperada para dezembro é de 241,5 milímetros. E, até esta quarta, choveu 154,8 mm.
“Ou seja, olhando os dados de forma geral, está chovendo bem”, disse o meteorologista.
De acordo com Olívio, a tendência é de que as precipitações continuem. “Para os próximos dias, teremos pancadas de chuvas, inclusive durante todo fim de semana e no resto da semana”, disse.
FONTE: G1-DF
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber
Deixe um comentário