Ir para o conteúdo
CLDF

Comissão de Assuntos Fundiários aprova 14 indicações sobre desenvolvimento urbano no DF

Compartilhar
Compartilhar

Presidida pela deputada Jaqueline Silva (MDB), a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) realizou sua primeira reunião do ano com aprovação de 13 indicações com foco em políticas de ordenamento territorial e desenvolvimento urbano. As propostas, entre outros temas, visam incluir empreendimentos residenciais no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e promover intervenções em regiões administrativas.

Jaqueline destacou a importância do debate parlamentar acerca do PDOT, instrumento que afeta diretamente a vida cotidiana do cidadão e que tramitará na Casa em 2025. “A gente precisa sanar uma série de atualizações que o DF merece. A gente precisa valorizar o desenvolvimento urbano aliado à preservação ambiental e, para além disso, precisamos trazer dignidade para o povo do DF”, declarou a distrital.

O deputado Gabriel Magno (PT) reforçou a relevância de um debate público aprofundado sobre o plano no âmbito legislativo com a participação da sociedade civil. Ele lembrou que 40% dos empregos do DF são ofertados no Plano Piloto, o que impacta a logística de mobilidade de todo o DF. “Temos um desafio hercúleo. O PDOT precisa ser um instrumento de desenvolvimento socioeconômico mais igual e democrático para o DF”, pontuou.

Indicações para inclusão no PDOT

Do total, 12 indicações tratam da regularização de áreas no PDOT, instrumento que define diretrizes para uso e ocupação do solo no DF. Nove delas, propostas por Hermeto (MDB), sugerem a inclusão de condomínios residenciais em diferentes localidades:

•    IND 6333/2024: Expansão da Vila DNOCS, em Sobradinho, com base em mapa demarcado;

•    IND 6334/2024: Inclusão no PDOT da área na DF-440, Km 01, Gleba 34 (Sobradinho);

•    IND 6397/2024 a 6400/2024: Inclusão no PDOT dos condomínios Recanto da Serra (Arniqueira), Morhiá (26 de Setembro), Montes Verdes (Sucupira/Riacho Fundo) e Alameda das Flores (26 de Setembro);

•    IND 6403/2024: Inclusão no PDOT do Condomínio Porto Imperial (Arniqueira);

•    IND 6436/2024: Inclusão no PDOT do Condomínio Morihá (26 de Setembro);

•    IND 6470/2024 a 6472/2024: Inclusão no PDOT dos condomínios Villa Park (Águas Claras/Guará), Solar do Parque e Golden Park (Vicente Pires);

•    IND 6667/2024: Inclusão no PDOT do Núcleo Rural Capãozinho III (Brazlândia).

Projetos para Ceilândia e Samambaia

A deputada Jaqueline Silva (MDB) apresentou duas propostas:

•    IND 6621/2024: Solicita a elaboração de um Plano de Intervenção Urbana (PIU) para a Avenida M2, em Ceilândia, visando requalificar a região.;

•    IND 6815/2024: Sugere estudos para criação de um Setor de Oficinas em Samambaia, destinado a atividades econômicas ligadas a serviços automotivos e industriais.

A indicação é o tipo de proposição por meio da qual a Casa sugere a outro Poder a execução de medidas que não podem ser realizadas por ela própria. A reunião contou ainda com a participação do deputado Pepa (PP) e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube da Casa.

Com informações da CLDF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
CLDF

Atenção neonatal em hospitais públicos preocupa distritais

Denúncias de superlotação e condições precárias nos leitos neonatais da rede pública...

CLDF

Em reunião pública, distritais tecem críticas à gestão da saúde do DF

Em reunião que debateu os desafios e soluções para o futuro da...

CLDF

Atletas de voleibol do DF serão homenageados nesta segunda-feira (24)

Em solenidade que acontece no auditório da CLDF nesta segunda-feira (24) às...