O PT (Partido dos Trabalhadores) marcou para a próxima sexta-feira (7/2), às 10h, a reunião para decidir o novo presidente da sigla depois da escolha da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) como nova ministra da Secretaria Geral da Presidência (SRI), responsável pela articulação política.
Quem assumir o comando do PT terá um mandato-tampão até julho, quando haverá a convenção da legenda para a definição da nova executiva. São cotados para a presidência temporária o senador Humberto Costa (PT-PE) e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O favoritismo no momento está com Costa.
Durante todo o feriado de Carnaval, a conversa entre os petistas está em andamento. Na última sexta-feira (28/2), o vice-presidente do PT e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, disse que as conversas iriam ser feitas nos dias de folia.
Existe uma expectativa de que o presidente temporário possa disputar a eleição da executiva em julho. Isso porque existe uma resistência ao nome do ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva como novo presidente da legenda a partir do meio do ano. Edinho tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que o mantém fortalecido.
Futuro de Guimarães
Agora cotado para o mandato-tampão do PT, Guimarães também foi cogitado para a vaga de ministro da Secretaria Geral da Presidência (SRI), porém Lula acabou optando por Gleisi.
Atual líder do governo na Câmara, o deputado petista pode perder o posto para um parlamentar do Centrão. O nome mais cotado é o do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL).
A eventual escolha de Guimarães para o comando do PT evitaria que ele fique sem qualquer cargo de destaque, uma vez que sua saída da liderança do governo é cada vez mais provável.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário