Ir para o conteúdo
REFORMA TRIBUTÁRIA

CNI comemora aprovação da reforma tributária pela Câmara

Compartilhar
Compartilhar

O novo modelo de tributação, na avaliação da CNI, é uma “grande conquista” para o Brasil e vai ajudar ao país a crescer mais com a indústria, setor mais tributado pelo atual regime

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a aprovação da reforma tributária pela Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (15/12). O texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2019, sob a relatoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), sofreu alterações dos senadores e depois de várias negociações foi aprovado por 371 votos a favor e 121 contra, nesta sexta-feira (15/12). Segundo a entidade, a reforma é uma “grande conquista” para o Brasil.

O novo modelo de tributação sobre o consumo trará ganhos para todos os brasileiros, que, com mais crescimento econômico, terão mais empregos, mais renda e uma qualidade de vida melhor, na avaliação do presidente da CNI, Ricardo Alban. Segundo ele, o sistema tributário aprovado pelo Congresso Nacional vai eliminar distorções que reduzem a competitividade da indústria, como a cumulatividade, o acúmulo de créditos tributários, a oneração dos investimentos e das exportações e os custos para calcular e pagar os tributos.

“O Brasil vai crescer mais, com mais indústria. É uma excelente mudança, principalmente neste momento em que o país discute como promover a neoindustrialização da economia brasileira”, disse Alban, em nota da entidade, referindo-se a uma das principais bandeiras do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a reindustrialização.

Para ser promulgada, uma emenda constitucional ainda precisa ser igual ao aprovado nas duas Casas em dois turnos. E, como foi modificado pelo Senado, a matéria retornou para a Câmara e precisa da aprovação de, pelo menos, 308 deputados, em duas votações para ir à promulgação. A expectativa é que a votação em segundo turno ocorra ainda hoje.

Fiesp: vitória da sociedade brasileira

Enquanto os deputados avaliavam os destaques do texto da reforma tributária, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) também comemorou a aprovação da PEC 45 e classificou o dia de hoje como “histórico para o Brasil”. 

“Esta reforma é fruto de um amplo debate e da construção de consensos. Parabéns ao Congresso Nacional e ao Poder Executivo pela união de esforços em prol do Brasil. O país passará a ter um sistema tributário mais moderno, transparente e alinhado às melhores práticas internacionais, simplificando a vida de quem gera emprego e renda no Brasil”, destacou a nota da entidade, lembrando que o texto aprovado trava o aumento da carga tributária e a previsão de revisão das exceções a cada cinco anos.

“A aprovação da reforma é um marco e uma vitória de toda a sociedade brasileira”, completa o documento assinado pela Fiesp e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Frente parlamentar e MBC também comemoram

A Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) engrossaram o coro com a Fiesp e classificaram o dia de hoje como “histórico” com a aprovação da reforma tributária. 

“A reforma tributária aprovada abre uma nova janela de oportunidades para o Brasil com um sistema tributário mais claro, mais justo, mais transparente e diminui a insegurança jurídica que tanto atrapalha o plajeamento estratégico do setor produtivo nacional”, destacou a nota conjunta do FPBC e do MBC. Eles acrescentaram que a reforma também assegura a vinda de capital estrangeiro para o país, que é importante para ajudar a economia voltar a crescer, de maneira sustentável, gerando emprego e rend para todos os brasileiros.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
REFORMA TRIBUTÁRIA

Reforma tributária está de volta aos holofotes no Congresso

Modernização do sistema tributário está no topo das prioridades econômicas entregues pelo...

REFORMA TRIBUTÁRIA

Nova política tributária vai beneficiar famílias inscritas no Cadastro Único

Presidente Lula sancionou legislação nesta quinta-feira (16.01). Texto implementa sistema de cashback,...

REFORMA TRIBUTÁRIA

Cesta básica na Reforma Tributária: veja quais produtos estarão isentos de impostos

Na quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou...