Ir para o conteúdo
Sindical

CLDF presta homenagem ao Sinpro-DF pelos 44 anos

Compartilhar
Compartilhar

 

O deputado distrital Gabriel Magno (PT) abriu a Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na noite do dia 23 de março, em homenagem aos 44 anos do Sinpro.

Além de toda a atual diretoria colegiada do Sinpro-DF e membros de gestões passadas do sindicato, estiveram presentes representantes de várias entidades, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), CUT-DF, CTB,  Fórum Distrital de Educação e União dos Estudantes Secundaristas do DF. No fim da sessão, a CLDF entregou Moções de Louvor, aprovadas pelo Plenário, a profissionais da Carreira Magistério Público do DF, que integram o sindicato, “pelos relevantes trabalhos pedagógicos prestados a toda população”.

Com apresentações culturais e discursos dos(as) participantes repletos de manifestações metafóricas, a sessão reviveu a história do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), que começou, oficialmente, em 14 de março de 1979, data em que a antiga Associação Profissional dos Professores do DF (APPDF) recebeu autorização do Ministério do Trabalho para se converter em uma entidade sindical.

Com a Carta do Ministério do Trabalho, a associação mudou de nome, tornou-se um sindicato e intensificou, o que já acontecia antes: a luta diária em favor da educação pública e gratuita de qualidade referenciada e dos direitos de professores(as)  e orientadores(as)  educacionais. Todas as lutas realizadas nessas mais de quatro décadas influíram profundamente na vida de toda a classe trabalhadora e nos Poderes Públicos do Distrito Federal e do País. Essa história foi relembrada nos discursos e no vídeo apresentado na solenidade, realizada no Plenário da Casa Legislativa a partir das 19h.

A Sessão Solene homenageou também várias pessoas que ajudaram a construir a história do sindicato.  Clique aqui e confira os professores e professoras homenageados(as) com a Moção de Louvor da Câmara Legislativa.

Vários parlamentares enviaram representantes e cartas parabenizando a entidade, como os deputados distritais Fábio Félix e Max Maciel, do PSOL; João Cardoso (Avante), Paula Belmonte (Cidadania), Robério Negreiros (PSD) e a senadora Leila Barros (PDT-DF). Além de toda a diretoria do sindicato, estiveram presentes a deputada federal Erika Kokay (PT-DF); Rejane Pitanga, ex-deputada distrital, ex-diretora do Sinpro, ex-presidenta da CUT-DF.

À Mesa de Solenidade, estiveram presentes Luciana Custódio, diretora representante do Sinpro; Rosilene Corrêa, CNTE; Lucas Cruz, União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal; Rodrigo Rodrigues, presidente da Central Única dos Trabalhadores no DF (CUT-DF); Flausino Antunes Neto, Central dos Trabalhadores de Brasília (CTB); Denivaldo, pelo SAE, sindicato que representa os(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) da rede pública do DF. Confira alguns trechos dos discursos e, ao final desta matéria, assista ao vídeo .

 

Com informações do SINPRO-DF

Siga nossas redes sociais:

https://linktr.ee/jornaltaguacei

https://linktr.ee/ceilandiaemalerta

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Sindical

Justiça bloqueia R$ 3,6 milhões do SindMédico-DF por manter greve

O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios...

Sindical

Presidente do SindSaúde é presa em manifestação em frente ao Buriti

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde...

Sindical

Sintfub apoia greve dos professores da UnB; técnicos-administrativos da instituição estão paralisados desde 11 de março

O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB) declarou apoio...