Ir para o conteúdo
OUVIDORIA

Cidadão pode solicitar manutenção de caixas de fios subterrâneas

Compartilhar
Compartilhar

Reparo é de responsabilidade das empresas, geralmente identificadas na própria estrutura, que utilizam as redes abaixo das calçadas e ruas

No Plano Piloto, os fios de energia, telefonia e internet são aterrados. Mas o que se deve fazer ao encontrar caixas de fios subterrâneas quebradas ou abertas? O correto é contatar a empresa responsável. As empresas que prestam esse serviço aos usuários têm por obrigação fazer a manutenção dessas caixas em caso de quebra e furto.

A reclamação pode ser feita diretamente com a empresa responsável

Caso esteja sem tampa, as empresas devem providenciar a colocação de outra para evitar o acúmulo de lixo e acidentes. Se um morador da região se deparar com essa situação, pode seguir, com cuidado, os seguintes passos:

1 – Identificar a empresa por meio do card de identificação, geralmente em uma tag presente nos fios aterrados.

2 – Entrar em contato no mesmo momento pelo meio de comunicação disponibilizado e/ou buscar meios para identificar e solicitar o reparo imediato.

A reclamação pode ser feita diretamente com a empresa responsável. Caso sejam caixas da Caesb ou da CEB, é possível denunciar por meio do telefone 115. Se forem materiais da Neoenergia, é pelo número 116. Também é possível fazer o registro no SAC da Anatel (1331) ou da Enel (0800 72 72 120).

“É importante alertar para evitar acidentes porque, com a caixa aberta, a pessoa pode cair ali e cortar a perna ou se machucar gravemente. Também acontece muito furto, pela valorização do ferro. Mas é muito fácil solucionar isso. A pessoa pode ligar e a própria empresa de telefonia ou internet faz essa manutenção rapidamente. Ou, se não tiver nenhum número, ela pode acionar a administração”, explica o coordenador do polo que cuida do Plano Piloto, Alexandro Cesar.

Ao ser acionada, a empresa deve fazer uma notificação da caixa quebrada ou furtada e é gerado um protocolo. Em um prazo estipulado, a companhia vai até o local e efetua o conserto.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDFOUVIDORIA

Ouvidorias do GDF passam a oferecer atendimento em Libras

Programa visa garantir acessibilidade em todos os órgãos públicos do DF e...

OUVIDORIA

TJDFT lança serviço de ouvidoria para vítimas de violência de gênero

“Ouvidoria para Elas” visa facilitar o acesso à Justiça para as mulheres...

OUVIDORIA

Projetos de ouvidorias de órgãos do governo são premiados

Homenagens refletiram o reconhecimento do trabalho dos ouvidores distritais A Ouvidoria-Geral do...