Ir para o conteúdo
BrasíliaDFDistrito FederalGDF

Cartórios passam a validar documentos pela internet a partir desta sexta-feira

Compartilhar
Compartilhar

Medida é para quem vai morar no exterior e envolve 120 países da Convenção da Haia. Documentos podem ser enviados para e-mail ou celular; QR Code permite verificar autenticidade por autoridade estrangeira.

Os cartórios de todo o país passam a validar pela internet documentos para quem vai morar no exterior a partir desta sexta-feira (3). A medida envolve os 120 países da Convenção da Haia e permite o envio de documentos como certidões, testamentos, históricos e diplomas por e-mail ou celular (veja lista de documentos mais abaixo).

Um QR Code permite que as autoridades estrangeiras verifiquem a autenticidade dos documentos. O novo serviço será lançado durante cerimônia oficial no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.

Dados do sistema e-Apostil, plataforma administrada pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB) mostram que, nos cinco primeiros meses de 2022, o Distrito Federal registrou aumento de quase 78,6% na busca pela validação de documentos para viver e estudar no exterior, ou obter dupla cidadania.

Entre janeiro e maio foram 266.348 validações em nome do Distrito Federal. No mesmo período do ano passado o número chegou a 149.136.

“O lançamento desta nova possibilidade de apostilamento eletrônico de documentos para uso no exterior segue uma tendência já observada nos últimos anos, que é a migração de quase 100% dos atos dos Cartórios para o meio digital”, diz Giselle Oliveira de Barros, presidente do CNB.

Que tipo de documentos podem ser recebidos online?

O apostilamento digital pretende agilizar a autenticação internacional de diferentes documentos nos países signatários da Convenção de Haia, firmado em 1965, na Holanda. Sob coordenação e regulamentação de aplicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a convenção entrou em vigor no Brasil em 2016.

Em junho de 2020 a base de dados do Apostilamento do CNJ foi migrada para o sistema gerido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal. Veja abaixo quais os documentos que poderão ser recebidos online a partir desta sexta-feira (3):

  • Certidões de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de óbito;
  • Diplomas;
  • Escrituras de divórcio;
  • Inventário;
  • Compra e venda;
  • União estável;
  • Procurações;
  • Testamentos;
  • Históricos escolares.

Documentos dos cartórios na web

Senado e a Câmara aprovaram na terça-feira (31) uma medida provisória que obriga cartórios de registro a digitalizar o próprio acervo e oferecer serviços pela internet.

O texto foi aprovado com uma série de mudanças no Senado e enviado para uma nova análise na Câmara. Pouco tempo depois, os deputados deram aval às modificações feitas pelos senadores – que vão, agora, para a sanção – ou não – do presidente Jair Bolsonaro. Os documentos são:

  • Registros de imóveis
  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento

Caso a medida provisória seja sancionada, o cronograma de implementação será estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o governo, os cartórios físicos continuarão funcionando normalmente e prestando serviços de forma presencial.

Fonte: g1 – DF

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twitter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

DF

Arquitetos do DF avaliam doação do acervo do Lucio Costa para Portugal

A família deLucio Costa, um dos responsáveis pela construção de Brasília, doou o...