Ir para o conteúdo
Mundo

Brasil vence eleição e volta a integrar o Conselho de Direitos Humanos da ONU

Compartilhar
Compartilhar

Eleição serviu de termômetro para o governo de Lula avaliar o grau de apoio que tem no exterior e seu capital político; Brasil somou 144 apoios, entre 185 votos possíveis

Lula na abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)Lula na abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

247 – O Brasil assegurou seu retorno ao Conselho de Direitos Humanos da ONU ao conquistar 144 votos entre os 185 possíveis, em uma eleição marcada por polêmicas, destaca o Uol. O governo brasileiro, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, triunfou na corrida pela vaga, superando a República Dominicana, Cuba e o Peru, este último ficando de fora das três vagas destinadas à América Latina.

O pleito, ocorrido nesta terça-feira (10) em Nova York, destacou-se pela controvérsia em torno da eleição da China ao órgão, composto por 47 membros dedicados às questões dos direitos humanos. O governo chinês, apesar das críticas da ONU por violações dos direitos humanos, manteve sua posição e, junto com o Brasil, ocupará um assento no Conselho a partir de 2024.

“Mas a campanha ainda sofreu outro obstáculo: o governo de Jair Bolsonaro foi o último a entrar na campanha pela vaga e anunciar que o Brasil queria o posto de volta”, destaca texto da reportagem. O trabalho diplomático e o discurso persuasivo de Lula na Assembleia Geral da ONU, em 19 de setembro, contribuíram para reverter essa situação, consolidando o apoio internacional ao Brasil.

Dentro do Conselho, o Brasil terá o direito de participar de todos os debates, apresentar projetos de resolução e votar em propostas que abordam temas cruciais no cenário internacional

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Mundo

Guerra comercial preocupa membros do Brics

Bloco econômico trabalha para garantir moeda única em negociações. Governo Trump ameaça...

Mundo

O que EUA, Rússia e Europa estão preparando para nova negociação sobre Ucrânia

Correspondentes da BBC comentam impacto de semana tensa para conflito, enquanto autoridades...

Mundo

Canadá e China respondem a tarifaço de Trump com taxas aos EUA

Medidas de ambos os países entraram em vigor logo após tarifa de...