Ir para o conteúdo
MundoPFPolícia Federal

Brasil coloca PF à disposição do Equador em apoio contra violência

Compartilhar
Compartilhar

O diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, fez contato com o diretor da Polícia do Equador, Cesar Zapata, e ofereceu apoio

Diante da escalada de violência nas cidades equatorianas, o Brasil se colocou à disposição para ajudar. Nesta quarta-feira (10/1), o diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, fez contato com o diretor da Polícia do Equador, Cesar Zapata, e os demais diretores que integram a Ameripol, para colocar a PF à disposição do Equador e oferecer apoio.

Foram acionados os adidos da PF na Colômbia e no Peru, para que acompanhem a situação e façam as devidas informações. Além disso, a PF está atenta às informações e troca de dados via Ameripol e Interpol. Desde outubro do ano passado, a PF admitiu (pagando todos os custos) um policial do Equador no Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) no Rio de Janeiro, que serve como ligação direta para acompanhamento da situação.

Equador entrou em uma crise de violência após fuga do líder da gangue criminosa mais poderosa do país. Adolfo Macías, conhecido como “Fito” e líder da gangue Los Choneros, desapareceu no domingo (7/1), quando deveria ser transferido a uma instalação de segurança máxima. O governo reagiu, adotou medidas duras e o que se seguiu foi uma escalada de crimes como resposta das facções.

Nesta terça (9/1), o Ministério do Interior do Peru havia determinado o envio “imediato” de forças de segurança para a fronteira com o Equador. Agora, o Brasil anunciou ajuda.

Violência no Equador

O presidente do Equador, Daniel Noboa, decretou “conflito armado interno” no país. A medida autoriza o uso do Exército e da Polícia Nacional contra a ação de facções criminosas. A decisão do Executivo também passa a identificar as facções criminosas como “organizações terroristas”.

Também nesta terça, criminosos armados invadiram os estúdios da TC Televisión, na cidade de Guayaquil, durante um programa ao vivo. O ataque foi televisionado, e as imagens mostram os funcionários sendo obrigados a deitarem no chão.

A Polícia Nacional do Equador usou as redes sociais para informar que capturou 13 pessoas suspeitas de invadirem os estúdios.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Mundo

Guerra comercial preocupa membros do Brics

Bloco econômico trabalha para garantir moeda única em negociações. Governo Trump ameaça...

Mundo

O que EUA, Rússia e Europa estão preparando para nova negociação sobre Ucrânia

Correspondentes da BBC comentam impacto de semana tensa para conflito, enquanto autoridades...

Mundo

Canadá e China respondem a tarifaço de Trump com taxas aos EUA

Medidas de ambos os países entraram em vigor logo após tarifa de...