Ir para o conteúdo
Política

Bolsonaro se reúne com senadores da oposição para traçar estratégias sobre anistia

Compartilhar
Compartilhar

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reunirá nesta terça-feira (20) com senadores da oposição em um almoço organizado por parlamentares do PL e do Novo, segundo aponta reportagem do Globo. O encontro ocorre em um momento crucial para Bolsonaro, que busca viabilizar uma anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro e trabalha para recuperar sua elegibilidade. Paralelamente, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar nesta semana as conclusões sobre a investigação da tentativa de golpe, o que pode resultar em uma denúncia contra o ex-presidente por conspirar para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), destacou que o encontro é parte de uma tradição semanal da bancada oposicionista e que Bolsonaro foi convidado para debater temas de interesse do grupo. “Esse é um encontro que ocorre toda terça-feira com os senadores de oposição. O (ex-)presidente Bolsonaro foi convidado para conversar conosco a respeito do início do ano legislativo e das diversas pautas importantes que interessam ao povo brasileiro, incluindo anistia, conjuntura e outros temas. Não há pauta fechada”, afirmou Marinho.

Entre os temas que devem ser discutidos está a tramitação do projeto de anistia, que enfrenta resistência na Câmara. Na semana passada, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu familiares de um dos condenados pelos atos golpistas, enquanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não demonstrou a mesma abertura. Ainda assim, aliados de Bolsonaro acreditam que Alcolumbre pode fazer acenos à oposição, uma vez que sua estratégia política já estaria voltada para uma eventual reeleição ao comando do Senado em 2027, quando a direita pode ganhar força na Casa.

O ex-presidente também deve abordar as manifestações contra o governo Lula, buscando manter sua base mobilizada diante do avanço das investigações que miram ele e seus aliados. Na tentativa de reforçar sua influência no Senado, Bolsonaro conta com a recente distribuição de cargos estratégicos para figuras ligadas ao bolsonarismo. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) assumiu a presidência da Comissão de Segurança Pública, Damares Alves (Republicanos-DF) ficou com o comando da Comissão de Direitos Humanos, e Eduardo Gomes (PL-TO), também do partido do ex-presidente, ocupa a vice-presidência do Senado.

Diante do cerco judicial que se fecha sobre ele, Bolsonaro aposta no apoio político e na pressão popular para tentar se blindar de futuras decisões judiciais e garantir sobrevida a sua agenda política.

Com informações do portal 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Política

Gleisi diz a petistas que cuidará do partido de dentro do governo

Futura ministra da articulação política e agora ex-presidente do PT, Gleisi Hoffmann...

Política

Caiado diz que formará chapa com Gusttavo Lima para a Presidência em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou nesta quarta-feira (5)...

Política

PT se reúne na sexta para definir presidente interino com saída de Gleisi

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) vai definir na próxima...