Ir para o conteúdo
Esporte

Boicote a Vini Jr. na Bola de Ouro é a repetição da sacanagem que fizeram com Neymar em 2015

Compartilhar
Compartilhar

Vinícius Jr. foi claramente sacaneado pela France Football. Na semana passada, uma pesquisa feita pela própria revista deu ao brasileiro mais de 60% dos votos dos internautas, contra 11% para Belligham e apenas 8% para Rodri – o ganhador do troféu nesta segunda-feira (28).

Existe na Europa uma resistência a Vini Jr, especialmente por causa de sua luta contra o racismo. Na cabeça dos cartolas europeus, esse menino preto que nasceu pobre, em São Gonçalo-RJ, não teria nada que viver reclamando dos insultos que sofre em todas as rodadas de LaLiga. Mas Vini Jr tem uma personalidade enorme e tem coragem para enfrentar o sistema. Por isso tiraram-lhe a Bola de Ouro.

Não importa o seu desempenho com a camisa do Real Madrid. Não importa que tenha sido o melhor jogador da Champions League na temporada 2023/24. Dane-se o futebol.

O jornal Sport atribuiu a derrota de Vinícius ao seu comportamento dentro de campo, como provocações a adversários e torcedores. Ao longo de sua jornada na Espanha, o craque merengue sofreu com perseguições racistas, principalmente em estádios adversários.

“Aqui, Vinícius tem muito o que aprender. Seus contínuos protestos e provocações, atos repreensíveis em campo e a sensação de que não está a aprender certamente lhe tiraram os votos. O futebol terá vencido e os valores também. É uma ótima notícia para o futebol e seus profissionais. É acima de tudo uma lição para Vinícius aprender a se comportar melhor e respeitar os rivais. Não se trata apenas de vencer”, disse, na maior cara de pau, o periodista espanhol  Luis Miguelsanz.

Neymar, outra vítima

Fizeram a mesma coisa Com Neymar, em 2014/15, temporada em que jogou muito mais bola pelo Barcelona do que Messi e Cristiano Ronaldo, juntos. Foi o artilheiro da Champions League e conquistou o pentacampeonato do torneio.

Entre 2013 e 2017, Neymar conquistou oito títulos: Mundial de Clubes, Champions League, Campeonato Espanhol (2x), Copa do Rei (3x), Supercopa da Espanha.

Acabou ficando em terceiro lugar na Bola de Ouro em 2015. Um dia deram-lhe o Prêmio Puskás, pelo gol que marcou pelo Santos, contra o Flamengo.

Se hoje o preconceito com Vinicius é nitidamente racial, com Neymar, quase uma década atrás, era comportamental. Aquele atleta baladeiro, jogador de poker, envolvido com todo tipo de polêmica nas redes sociais, não mereceria ter o seu valor reconhecido pelo sistema que controla o futebol. Foi isso, aliás, que a mídia cretina da Espanha deixou claro quando diisse que “não se trata apenas de vencer”.

Com mais esse boicote a um brasileiro, a Bola de Ouro conseguiu perder um pouco mais de sua credibilidade. Lembre-se que no ano passado deram o prêmio a Messi, que estava praticamente brincando na Disney com os seus filhos, usando a camisa cor de rosa do Inter Miami.

Vídeo publicado no perfil ‘Jesús, que cruz’, no X.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai:  Twitter Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com

Com informações do Jornal de Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Esporte

Seleção Brasileira vem ao DF com Neymar em alta no Santos

Presente na mais recente pré-lista da Seleção Brasileira, Neymar pode estar em Brasília para mais...

Esporte

Atleta do DF, Mizael Castro é convocado para representar o Brasil na Nations Cup de Goalball

O Distrito Federal segue se destacando no cenário esportivo paralímpico. O atleta...

Esporte

Inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2025 terminam hoje

Atletas de alto desempenho com bons resultados em competições oficiais interessados em...