Denúncias de superlotação e condições precárias nos leitos neonatais da rede pública de saúde do Distrito Federal repercutiram no plenário da Câmara Legislativa na tarde desta quinta-feira (6). Em sessão dedicada a debates de parlamentares, Paula Belmonte (Cidadania) e Chico Vigilante (PT) dirigiram críticas à gestão da pasta e cobraram providências.
“Não sei nem dizer o adjetivo do que significa para uma mãe que espera nove meses para ter seu filho, um sonho, um sonho de amor, e tem a insegurança de não haver vaga para as crianças que estão nascendo em Brasília”, lamentou Belmonte, em referência ao déficit de unidades de tratamento intensivo (UTI) neonatais nos hospitais públicos do DF.
A parlamentar fez um apelo ao Governo do Distrito Federal “para que possa rapidamente equacionar a questão da UTI Neonatal”, sugerindo, por exemplo, a realização de convênios com outros hospitais. “Não podemos deixar as nossas crianças sem atendimento adequado”, pregou.
Também sensível ao assunto, Chico Vigilante reforçou a reclamação da colega. Ele criticou a falta de leitos para os recém-nascidos no Hospital Regional de Taguatinga e disparou: “Não é a primeira vez, o caso vai se repetindo sempre”. Além disso, reclamou da situação do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB): “A gente está vendo agora uma ala inteira interditada por falta de cuidado”.
Para Vigilante, esses problemas resultam de má gestão e, não, da falta de recursos financeiros. “A culpa não é do SUS [Sistema Único de Saúde]. O SUS é o melhor sistema público de saúde do mundo, o que ele precisa é ser bem gerido”, avaliou. “Portanto, é preciso, é urgente que a Secretaria de Saúde dê uma resposta imediata para a situação que estamos vivendo”, cobrou.
Com informações da CLDF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário