Ir para o conteúdo
Governo

“Atacar o FCDF é atacar a democracia”, diz presidente da Câmara Legislativa

Compartilhar
Compartilhar

Wellington Luiz argumentou que o Fundo Constitucional é uma forma de proteger o cidadão, uma vez que é utilizado para custear as forças de segurança

“Atacar o FCDF é atacar a democracia”, diz presidente da Câmara Legislativa – (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB), esteve presente no CB.Debate, cujo tema é Entre os eixos do DF: O Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), e defendeu a manutenção da verba. O parlamentar destacou a importância do fundo para a estabilidade da segurança pública no DF.

“O FCDF não é fomento, é custeio. Custear a segurança é custear a qualidade de vida da população”, argumentou Wellington. “Se formos observar os presos do 8 de janeiro, a minoria é do DF, a maioria é de outros estados. O Fundo Constitucional é uma forma de proteger não só os cidadãos de Brasília, mas todas as pessoas que vêm de fora”, completou.

O presidente da CLDF também ressaltou a importância de reunir autoridades para debater o tema. “Quero parabenizar o Correio Braziliense. Isso aqui é Brasília dando as mãos. Defender o fundo é um compromisso daqueles que gostam não só de Brasília, mas também do Brasil”, destacou. “Atacar o Fundo Constitucional é atacar a democracia”, acrescentou.

FCDF


O Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) é um recurso da União repassado anualmente para o DF, com o objetivo de custear a saúde, segurança pública e a educação na capital do país. Em vigor desde 2002, a verba é calculada de acordo com a Receita Corrente da União (RCL).


O Projeto de Lei 4614/2024, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe a mudança na forma de cálculo do FCDF. A proposta do projeto, de autoria do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), é que o FCDF passe a ser calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que causaria perdas de, pelo menos, R$ 800 milhões somente em 2025.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste


  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…


  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…


Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Governo

Lula indica Verônica Abdalla para o Superior Tribunal Militar

A indicação será agora submetida à apreciação do Senado Federal O presidente...

Governo

Lula promete “atitudes drásticas” se inflação dos alimentos não cair

Lula, porém, não detalha que medidas tomaria. Em acampamento sem-terra, presidente se...

Governo

Lula deve mexer em três ministérios para dar mais espaço ao Centrão

O carnaval trouxe novidades no cenário para a reforma ministerial — especialmente...