Ir para o conteúdo
CLDF

Artistas e ambulantes criticam plano de uso e ocupação do Eixão do Lazer

Compartilhar
Compartilhar

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou reunião pública, na noite dessa segunda-feira (10/2), para debater as recentes alterações apresentadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ao Plano de Uso de Ocupação do Eixão do Lazer. Os novos critérios e parâmetros constam da Instrução Normativa nº 1/2025, a qual recebeu várias críticas durante o debate.

Na opinião dos artistas e vendedores ambulantes, as novas normas “desconfiguram” o já tradicional espaço de lazer de Brasília e inviabilizam a atuação de muitos comerciantes. Entre os problemas destacados estão a separação entre os locais de apresentação musical e de comercialização de produtos; a proibição do uso de faixas de rolamento das rodovias e vias adjacentes para carga e descarga de mercadorias, entre outros.

“Basta ir ao Eixão do Lazer para constatar que o novo plano não tem correspondência com a realidade”, avaliou o deputado Ricardo Vale (PT), à frente do debate na CLDF. Sensível às demandas dos artistas e ambulantes, o distrital completou: “Os trabalhadores temem que, se esse plano for executado, perderão as condições mínimas para exercer suas funções”.

Presente na reunião pública, a vendedora ambulante Maria do Perpétuo Socorro Souza reforçou: “Se os eventos ficarem distantes, meu trabalho será diretamente afetado. Precisamos de mais espaço e mais clareza para continuar trabalhando e oferecendo nossos produtos à população”.

Ricardo Vale se comprometeu a encaminhar as preocupações, demandas e sugestões apresentadas ao Governo do Distrito Federal (GDF) e ao DER. “O objetivo é garantir que o novo plano contemple as necessidades de todos os envolvidos, sem prejudicar o acesso e a liberdade dos moradores”, argumentou.

Com informações da assessoria de imprensa do deputado Ricardo Vale.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
CLDF

Atenção neonatal em hospitais públicos preocupa distritais

Denúncias de superlotação e condições precárias nos leitos neonatais da rede pública...

CLDF

Em reunião pública, distritais tecem críticas à gestão da saúde do DF

Em reunião que debateu os desafios e soluções para o futuro da...

CLDF

Atletas de voleibol do DF serão homenageados nesta segunda-feira (24)

Em solenidade que acontece no auditório da CLDF nesta segunda-feira (24) às...