Ir para o conteúdo
BrasilSem categoriaSTF

Após se tornar réu por calúnia contra Gilmar Mendes, Moro diz que fazia “piada”

Compartilhar
Compartilhar

Senador disse que decisão do STF não envolve o mérito da acusação e afirmou que buscará se defender

Sergio Moro
Sergio Moro (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O ex-juiz suspeito e hoje senador, Sergio Moro, tentou se defender após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) torná-lo réu pelo crime de calúnia contra o ministro da Corte Gilmar Mendes. 

Ele afirma que apenas fazia uma piada quando falou em, num vídeo que viralizou recentemente, “comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes”. A Primeira Turma do STF acolheu por unânimidade a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). 

“A Primeira Turma do STF recebeu denúncia por suposto crime de calúnia contra mim por ter feito, antes do exercício do mandato de Senador, uma piada em festa junina na brincadeira conhecida como ‘cadeia'”, escreveu Moro em publicação na rede social X.

“Um vídeo gravado e editado por terceiros desconhecidos foi feito e divulgado sem meu conhecimente e autorização. O pedido para que os terceiros fossem identificados e ouvidos antes da denúncia não foi atendido. O recebimento da denúncia não envolve análise do mérito da acusação e no decorrer do processo a minha defesa demonstrará a sua total improcedência”, acrescentou na postagem. 

A PGR defendeu que Moro seja condenado à prisão devido a seus ataques. Caso a pena seja superior a quatro anos, ele deve perder o mandato, segundo a PGR. 

A pena por calúnia vai de seis meses a dois anos de prisão. A PGR, no entanto, pede que sejam contabilizados na condenação três agravantes: o fato de a fala ser contra funcionário público; ter sido proferida na presença de pessoas; e de o alvo ter mais de 60 anos. Cada um dos agravantes aumenta a pena em um terço.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste


  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…


  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…


Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Sem categoria

Isso é apenas um teste

esse post é um teste

STF

STF: Primeira Turma tem maioria para tornar deputados réus por venda de emendas

Deputados teriam pedido propina milionária para enviar recursos a município do Maranhão,...

Brasil

Brasil aceita convite da Opep+, que reúne exploradores de petróleo

Decisão sobre entrar no fórum da Opep+ foi tomada durante reunião do...