Ir para o conteúdo
Saúde Pública

Alunos de escola de Ceilândia apresentam sintomas de caxumba

Compartilhar
Compartilhar

Cerca de 20 pessoas que estudam no Centro Educacional (CED) 07, em Ceilândia, apresentaram sintomas de caxumba. A informação foi confirmada pela própria Secretaria de Educação do Distrito Federal, nesta quarta-feira, 22. De acordo com a pasta, as aulas continuaram normalmente após o ocorrido e que os estudantes doentes foram afastados. A infraestrutura da escola também está sendo avaliada e os alunos deverão passar por imunização.

O CED 07 ganhou repercussão nacional recentemente ao ser colocado dentro do padrão do Governo do Distrito Federal de militarizar algumas unidades escolares – até o momento quatro escolas estão neste molde.

Essa é a quarta vez que um surto da doença atinge escolas no DF somente neste ano. A Secretaria de Saúde do DF constatou que, somente este ano, o número de casos de caxumba contabilizados no DF dobrou, quando comparado a 2018. Até abril, foram 457 ocorrências, contra 222 no mesmo período do ano passado.

Outros órgãos também passaram pelo mesmo caso. Funcionários da Caixa Econômica Federal, por exemplo, e também alunos do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), ficaram suspensos de suas atividades após constatarem os sintomas da doença. Já em 30 de abril, aulas foram suspensas por dois dias no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), depois que cinco estudantes apresentaram sinais da doença.

Sintomas

A caxumba é uma doença infecciosa causada pelo vírus Paramyxovirus e que provoca sintomas como febre, calafrios, dores de cabeça e musculares, além de fraqueza e inchaço no rosto. Em casos graves, a enfermidade pode levar à surdez e causar meningite ou até a morte.

 

 

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Saúde Pública

Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio

Entidades médicas apresentaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer defendendo...

Saúde Pública

DF vai ganhar Centro de Referência de Doenças Raras

A construção de um Centro de Referência de Doenças Raras será iniciada...

Saúde Pública

Defesa Civil interdita parte do centro obstétrico do HMIB por conta de rachaduras no prédio;

A Defesa Civil interditou, neste domingo (23), parte do centro obstétrico do...