Ir para o conteúdo
ATOS ANTIDEMOCRÁTICOSBrasíliaCeilândiaCrime e Violência

AGU cobra R$ 15 milhões de bolsonaristas condenados por bomba em aeroporto no DF

Compartilhar
Compartilhar
Bolsonaristas George Washington de Oliveira Souza, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza. Foto: Reprodução

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nesta quinta-feira (23) uma ação civil pública cobrando uma indenização de R$ 15 milhões por dano moral coletivo dos três bolsonaristas condenados pela tentativa de explodir uma bomba nos arredores do Aeroporto Internacional de Brasília.

George Washington de Oliveira Souza, Wellington Macedo de Souza e Alan Diego dos Santos Rodrigues foram condenados na esfera criminal pelo episódio, recebendo penas de nove anos e quatro meses, seis anos e cinco anos e quatro meses de prisão, respectivamente.

A tentativa de atentado ocorreu na véspera do Natal do ano passado, em 24 de dezembro. A bomba foi colocada em um caminhão-tanque que estava estacionado aguardando o momento de se aproximar da base aérea para ser desabastecido. Entretanto, antes que a bomba explodisse, o motorista percebeu o artefato e o retirou do local.

Bomba encontrada em caminhão-tanque próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. Foto: Reprodução

A ação, protocolada na Justiça Federal do Distrito Federal, usa provas das ações criminais e do relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, concluída em outubro no Congresso.

Segundo a AGU, além de colocarem em risco a vida de terceiros, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atuaram contra a democracia, uma vez que o objetivo era criar uma comoção social que levasse a uma intervenção militar para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Crime e Violência

Homicídios: A vida banalizada pela arma de fogo

Recentes assassinatos, como o do professor de capoeira Eduardo de Souza, sepultado...

ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

“Lembrar a importância da democracia”, diz Lula sobre ‘Ainda estou aqui’

“Lembrar a importância da democracia”, diz Lula sobre ‘Ainda estou aqui’ Lula...

ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Bolsonaro diz que ataque no 8 de janeiro foi “programado pela esquerda”

O ex-presidente afirmou que o ataque aos prédios na Esplanada dos Ministérios...