Ir para o conteúdo
Sustentabilidade

Agricultoras do DF aprendem práticas sustentáveis em visita à Fazenda Água Limpa

Compartilhar
Compartilhar

Capacitação promovida pelo Governo do Distrito Federal empodera mulheres do campo


O programa Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo reuniu, nesta terça-feira (14), aproximadamente 50 agricultoras do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) na primeira visita técnica do ano à Fazenda Água Limpa, no Núcleo Rural Vargem Bonita. A iniciativa é da Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com o Instituto Movimento Brasil, e visa a levar capacitação ao público feminino em iniciativas agrícolas.

“Apoiar as mulheres no desenvolvimento de suas potencialidades é fundamental tanto para incentivar a independência financeira delas como para estimular o desenvolvimento de atividades tão importantes e que impactam, além de suas famílias, as comunidades onde vivem e o desenvolvimento econômico da região onde atuam”, defendeu a vice-governadora Celina Leão.

O programa incentiva a independência financeira das mulheres por meio do estímulo e da capacitação de práticas agrícolas | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A visita apresentou tecnologias e práticas sustentáveis que podem ser aplicadas nas propriedades rurais. A programação incluiu atividades guiadas por engenheiros agrônomos e professores em áreas de pesquisa como pomares de frutas, produção de hortaliças, piscicultura, manejo de ruminantes e o uso de máquinas agrícolas.

De acordo com a subsecretária de Ações Temáticas da Secretaria da Mulher, Dayanne Timóteo, a iniciativa é uma forma de valorizar o trabalho das mulheres do campo. “Aqui elas aprendem técnicas de manejo, o que às vezes pode até se tornar uma fonte de renda. Além disso, conhecer esses espaços de pesquisa da UnB é uma oportunidade única, especialmente para aquelas que nunca tiveram contato direto com essas tecnologias”, destacou.

Vilma Ferreira tem uma propriedade rural no Gama: “Quero colocar tudo o que aprendi em prática”

A pensionista Vilma Ferreira, de 60 anos, foi uma das participantes que demonstraram entusiasmo com a experiência. Com uma propriedade no Gama, onde mantém uma horta para consumo próprio, ela ressaltou a importância de participar da capacitação: “Eu nunca tive a oportunidade de chegar tão perto de animais, como foi com as ovelhas. Aqui, foi uma experiência especial. Quero colocar tudo o que aprendi em prática na minha propriedade”, disse.

Para a aposentada Maria da Conceição Lacerda, 66, a visita foi uma chance de aprimorar os cuidados com a chácara localizada perto de Santa Maria. “Eu crio porcos, galinhas e vacas, mas aqui aprendi mais sobre o cuidado com carneiros e também sobre uvas. Tenho um pé que nunca dá fruto, e agora sei como melhorar isso”, comentou.

Maria de Jesus Ribeiro aproveitou as dicas para a criação de galinhas

A aposentada Maria de Jesus Ribeiro, 73, também elogiou a iniciativa. “Minha chácara é depois do Pedregal. Lá só tenho galinhas, mas foi muito bom aprender como cuidar melhor delas. Mesmo com a experiência de quem nasceu na roça, nunca sabemos de tudo. É sempre bom aprender mais”, afirmou.

O programa Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo prevê visitas técnicas, minicursos e palestras em escolas públicas ao longo do ano para fortalecer a agricultura familiar por meio de práticas sustentáveis. Além de oferecer conhecimento técnico, a iniciativa busca promover o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar nas comunidades rurais do DF e do Entorno.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste


  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…


  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…


Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Sustentabilidade

Setor privado apresenta contribuições para a Conferência Climática

Empresários brasileiros e estrangeiros vão lançar um fórum de representação do setor...

Sustentabilidade

Flávio Nogueira defende indústria verde como base para o desenvolvimento sustentável

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) da Câmara dos Deputados...

Sustentabilidade

Logística reversa é caminho para aumento da reciclagem do PET

Em 2022, 56,4% das embalagens descartadas pelos consumidores voltaram para o início...