Ir para o conteúdo
PESQUISA

Advocacia brasileira é predominada por mulheres, revela pesquisa da OAB

Compartilhar
Compartilhar

Informações fazem parte do Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (PerfilAdv) e foram apresentadas na 24ª Conferência Nacional da Advocacia

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) revelou que a advocacia brasileira é majoritariamente feminina: 51,43% são mulheres. As informações fazem parte do Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (PerfilAdv) e foram apresentadas na 24ª Conferência Nacional da Advocacia. 

Os dados revelam que 52% dos advogados do Brasil têm menos de 10 anos de carreira. Além disso, 53,58% atuam exclusivamente no interior ou se dividem entre as regiões e capitais. Outro dado importante é que a maior parte recebe menos de cinco salários mínimos por mês, o que equivale a R$ 6,6 mil. 

A pesquisa também mostra que apenas 4,93% dos advogados ganham mais de 20 salários mínimos, piso remuneratório aproximado do Ministério Público e da magistratura. 

“O objetivo do Conselho Federal foi o de conhecer a realidade da advocacia brasileira, identificando suas dificuldades, peculiaridades e regionalidades. Acreditamos que essa ferramenta será essencial para superarmos os desafios da advocacia, proteger suas prerrogativas e prepará-la para atender ao cidadão e cumprir sua missão junto à sociedade”, explica o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

O levantamento aborda 42 questões, divididas por temas, que incluem o perfil sociodemográfico e atuação profissional, saúde, uso da tecnologia, prerrogativas e honorários. Ao todo, mais de 45 mil profissionais responderam o estudo. 

Entre os participantes, 64,5% apontaram ter a cor branca; 26,7% parda; 6,72%, preta; 1,56%, amarela; e 0,47%, indígena. A maior faixa de idade dos que exercem a profissão é a que vai dos 24 aos 44 anos, com 57,7%. 

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
PESQUISA

Brasileiro é contra mudança na Ficha Limpa

Pesquisa aponta que população rejeita mudança na lei criada para moralizar a...

PESQUISA

Pesquisa vai identificar perfil sociodemográfico dos frequentadores dos Restaurantes Comunitários

Relatório final vai orientar melhorias na política de segurança alimentar e nutricional...

PESQUISA

Trabalho infantil atinge 1,6 milhão de crianças e adolescentes, segundo IBGE

Trabalho infantil atinge 1,6 milhão de crianças e adolescentes. Apesar de gritante,...