O Jornal TaguaCei falou com exclusividade com o administrador de Ceilândia, Dilson Resende. Na entrevista, que pode ser conferida abaixo na íntegra, o administrador comenta sobre as ações da regional da maior cidade do Distrito Federal e reconheceu que mesmo tendo um projeto a ser executado, nem tudo saiu conforme o previsto.
“Foram muitas coisas, nós avançamos, não como gostaríamos, mas avançamos. Então, fazemos um balanço muito positivo”, disse Dilson.

Para o próximo ano, o administrador adiantou que a proposta do govenador Ibaneis Rocha (MDB) é de continuar com os investimentos em obras de infraestrutura, com destaque para as intervenções que envolvam obras voltadas para a acessibilidade e a segurança pública.
“Vamos continuar correndo atrás das soluções para os problemas que mais incomodam a nossa comunidade, como segurança pública, melhoria da iluminação pública, e outros. Então, o nosso trabalho é incansável, mas, que, com a determinação do governador e com vontade dessa nossa equipe aqui da Administração Regional, nós vamos conseguir.
Jornal TaguaCei – Administrador, faça um breve balanço de sua gestão referente a este ano?
Dilson Resende – O governo teve também suas dificuldades econômicas, tivemos um contingenciamento de recursos mais no início do ano e, com isso, o nosso planejamento não conseguimos realizá-lo na íntegra. Tivemos que abrir mão de alguns avanços, de algumas obras em função desses recursos mais escassos, mas avançamos bastante dentro do que a gente precisava avançar. Tivemos recapeamento de vias, tivemos construção de calçadas, na parte de acessibilidade, tivemos o SLU com a limpeza da cidade, conseguimos manter a cidade mais limpa, enfim, foram muitas coisas, nós avançamos, não como gostaríamos, mas avançamos. Então, fazemos um balanço muito positivo.

J.T. – Quais serão as prioridades da Administração Regional de Ceilândia em 2024?
D.R. – Nós esperamos que em 2024 nós avancemos mais, principalmente com relação às obras mais estruturantes, que têm um custo maior; espero que a gente consiga recapear mais vias na cidade, nós temos vias com o asfalto já bastante deteriorado, então, nós esperamos que com mais recursos a gente consiga avançar mais nisso. Temos os problemas de drenagem, que estamos aguardando um contrato que está sendo firmado com a Novacap para fazermos intervenções em pontos de alagamento na cidade, queremos avançar mais na acessibilidade, porque Ceilândia ainda é uma cidade que não é muito amiga do portador de necessidade especiais, então, queremos avançar muito nessa área; fechei o caderno de emendas que será enviado aos deputados distritais e federais pedindo recursos para que a gente possa avançar nesses pontos.
Com essas emendas queremos avançar muito na questão da acessibilidade, revitalização de praças, quadras esportivas, reforma da estrutura da administração, da biblioteca, então, nós temos uma expectativa muito boa para que a cidade melhore mais ainda.

J.T. – Administrador, com a chega das chuvas, que com ela vêm os transtornos para a sociedade em geral, quais serão as medidas adotadas pela Regional para prevenir contra essas intempéries.
D. R. – O que tem acontecido nesses novos tempos é que o volume de chuva está se concentrando muito em um espaço. Então, a gente tem uma quantidade de chuva muito maior do que os nossos sistemas de drenagem, ainda que sejam sistemas novos, não dão conta de drenar essa água rapidamente e causa algum alagamento. Nós estamos monitorando 24h. Nós temos um grupo de trabalho de todo o governo, que foi divido em sete áreas para que a gente tenha uma ação uma mais rápida. E as pessoas podem acionar a concessionária de energia, a Defesa Civil, e também vamos criar um número de WhatsApp para também atender essas demandas.

O governo está se mobilizando e se preparando para atuar de forma rápida, como já fizemos nas primeiras chuvas, e também temos o apoio do Corpo de Bombeiros, nós conseguimos trabalhar em conjunto.
J.T – O que deu certo este ano sob sua gestão e que o senhor pretende continuar em 2024?
D.R. – Eu até não digo que tivemos erros, deixamos de fazer coisas por limitações, até porque a administração pública tem limitações, seja legais, de estrutura e até financeira. Mas mesmo assim acho que foi um ano bastante positivo para a cidade. A gente quer continuar em 2024 apoiando esse movimento cultural que é muito forte na cidade, na parte de música, do grafite, do hip-hop, shows musicais, teatros, as quadrilhas juninas; queremos continuar investindo na festa de comemoração ao aniversário da cidade, para estarmos prestigiando; continuar avançado em obras de infraestrutura para acessibilidade; conscientizar a população para destinar o lixo em locais correto; continuar com as obras de pavimentação de vias, tanto nas vias principais quanto dentro das quadras; vamos continuar correndo atrás das soluções para os problemas que mais incomodam a nossa comunidade, como segurança pública, melhoria da iluminação pública, então, o nosso trabalho é incansável. Com a determinação do governador e com vontade dessa nossa equipe aqui da Administração Regional.

J.T. – Administrador, em razão da chegada das festas de fim de ano, qual mensagem o senhor deixa para os moradores de Ceilândia e região?
D.R. – Final de ano é aquele momento em que nós estamos está no final da corrida, já cansado, então o final do ano a gente está sempre mais cansado, mas sempre com as esperanças renovadas para o novo ano que vai iniciar. E o Natal é muito simbólico porque representa o nascimento de Jesus, que foi aquele que que veio para se doar para nos salvar. Então, a gente sempre tem que ter esse simbolismo Natal, de fraternidade, de amor, e, por isso, desejamos à comunidade de Ceilândia, às famílias e todas as pessoas tenha um Natal abençoado. Que seja de confraternização com a família, de muita saúde, porque tendo saúde tudo está bom. E que 2024 chegue com muitas realizações e que nós consigamos avançar naquilo que nós propusemos a fazer, que é trazer melhor qualidade de vida para a população e para a cidade de Ceilândia.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Deixe um comentário