Ir para o conteúdo
GDF

Adesão da CLDF ao movimento “ElesPorElas”, da ONU, vai incluir solenidades e homenagens

Compartilhar
Compartilhar
O movimento integra esforço global para envolver a população masculina na promoção da equidade de gênero

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

O projeto é de autoria da deputada Doutora Jane

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aderiu, institucionalmente, ao movimento global “HeForShe” (ElesPorElas), da ONU Mulheres – entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres –, em 2019, por meio da Resolução nº 305/19. Essa adesão foi alterada pelo Plenário da Casa na sessão desta terça-feira (4), com a aprovação do Projeto de Resolução (PR) nº 17/2023, em dois turnos e redação final.

De autoria da deputada Doutora Jane (MDB), o PR acrescenta ao texto original a previsão de realização de sessões solenes, audiências e fóruns temáticos em datas a serem definidas anualmente, conforme regulamentação da Mesa Diretora.

“Essas comemorações proporcionarão um espaço de reflexão, debate e visibilidade para as questões de gênero, promovendo o engajamento dos parlamentares, da sociedade civil e das instituições em prol da igualdade e do empoderamento feminino”, explica a parlamentar.

Além disso, o projeto autoriza a concessão de homenagens a pessoas físicas e jurídicas que, notória e publicamente, atuarem em defesa da mulher. De acordo com a proposta, os homenageados serão escolhidos por uma comissão julgadora integrada pela procuradora especial da Mulher da CLDF e pelas deputadas distritais com mandato vigente. Ademais, poderão ser convidados para a comissão representantes da ONU Mulheres, ex-deputadas, bem como pessoas com notória militância na área.

“Essas homenagens têm a orientação de confrontar e reconhecer o esforço e o trabalho daqueles que contribuíram de forma significativa para a promoção da equidade de gênero e para o enfrentamento das desigualdades que sofreram como mulheres”, aponta Doutora Jane.

Adesão institucional

A Resolução nº 305/2019, do ex-deputado Leandro Grass, já previa a realização de diversas atividades na Casa, a exemplo da organização de uma campanha de adesão individual dos servidores do sexo masculino ao movimento ElesPorElas; de debates sobre igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho; da criação de um fórum de discussão entre servidores e servidoras para pensar medidas para reduzir a desigualdade de gênero na Câmara Legislativa, entre outras ações.

Com informações da Câmara Legislativa

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Em encontro do Lide, governador Ibaneis Rocha destaca fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o...

GDF

Edilene Dias Cerqueira é a nova secretária extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal tem uma nova...

GDF

Governador empossa novo secretário de Saúde

O governador Ibaneis Rocha empossou o novo secretário de Saúde, o médico...