Nesta segunda-feira (17/2), a Caixa inicia o pagamento do abono salarial, benefício que pode chegar até um salário mínimo para trabalhadores de carteira assinada com pelo menos 30 dias de exercício no ano-base. O calendário de 2025, referente ao ano-base 2023, será creditado de acordo com o respectivo mês de nascimento de cada beneficiário.
Os nascidos em janeiro recebem a partir de 17/2; em fevereiro, a partir de 17/3; março e abril, 15/4; maio e junho, 15/5; julho e agosto, 16/6; setembro e outubro, 15/7; e nascidos em novembro e dezembro, a partir de 15/8. A instituição estima que, até o final do calendário, cerca de 22 milhões de trabalhadores receberão o benefício.
Aqueles que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito na conta bancária. Os demais trabalhadores podem acessá-lo por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa, sem custos adicionais, no aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque pode ser feito com o Cartão Social em unidades físicas da agência mediante documento de identificação.
O que é o benefício
Instituído pela Lei n° 7.998/90, o abono salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo, concedido de acordo com os meses trabalhados no ano-base aos trabalhadores que contemplem os requisitos previstos em lei. A origem dos recursos para pagamento é do Fundo de Amparo ao Trabalhador- FAT e é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que concede a habilitação ao benefício.
O trabalhador inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2023 — com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos — tem direito ao benefício. É requisito que o empregador informe os dados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Apenas trabalhadores de empresas privadas recebem o Abono. Servidores públicos possuem inscrição PASEP e recebem o benefício no Banco do Brasil.
Dúvidas relativas ao processo e concessão podem ser verificadas pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, portal Gov.br ou canal telefônico 158. Mais informações estão disponíveis no site da Caixa.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário