Ir para o conteúdo
Irregularidade

A 15 dias do início da fiscalização, 53% da frota do DF não está licenciada

Compartilhar
30/06/2017. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Dia de protesto contra medidas do governo federal, greve geral. EPTG as 7:00 da manha.
Compartilhar

 

A 15 dias do início da fiscalização do licenciamento de 2017, 53% da frota do Distrito Federal ainda não está com a situação regularizada. Os dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) indicam que apenas 798.215 dos 1.696.379 veículos em circulação já emitiram o novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Para facilitar o processo de fiscalização, o Detran criou o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículos, que permite que o motorista emita uma autorização provisória, com validade de 30 dias, para poder circular enquanto a autarquia envia pelos Correios o certificado de 2017. A autorização vale para circulação somente dentro do DF. A autarquia espera, com base no número de documentos emitidos em 2016, que 375.807 motoristas busquem regularizar a situação nos próximos dias.

O departamento alerta que quem for pego sem o licenciamento de 2017 cometerá uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo, além de outras despesas com guincho, diária, vistoria e serviço de liberação, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Nos primeiros meses do ano, o órgão autuou 19.750 veículos por falta de licenciamento. Deste, 10.656 foram recolhidos aos depósitos do Detran.

Regularização

O motorista não precisa comparecer a uma unidade do Detran para regularizar a situação do veículo. Basta acessar o site do órgão e  imprimir os boletos de débitos, tais como IPVA, DPVAT (seguro obrigatório), taxa de Licenciamento e multas pendentes. Após serem quitados e baixados no sistema, o CRLV do carro será enviado, automaticamente, ao endereço cadastrado no Detran.

O condutor que não receber o documento deverá verificar no mesmo site, no campo “veículos”, se existe alguma pendência. Caso exista algum débito, o boleto pode ser gerado por meio do próprio site. Também é importante verificar se o endereço residencial está atualizado.

 

Com informações do Correio Braziliense.

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Irregularidade

MPF vai apurar se houve irregularidades na liberação de verbas federais da educação

Equipes vão verificar se ‘fluxo de liberação de verbas’ do FNDE atendeu...

Irregularidade

Paulo Octávio é condenado por improbidade e deve pagar R$ 11,6 milhões

A 6ª Vara da Fazenda Pública do DF condenou o ex-vice-governador Paulo...

Irregularidade

Justiça do DF condena promotora que abriu investigação sobre acordo envolvendo empresa de Paulo Octávio

Juiz entendeu que Marilda dos Reis Fontineli cometeu litigância de má-fé; ela...