Ir para o conteúdo
Transporte Público

Tarifa zero no DF: veja as regras do transporte gratuito no Carnaval

Compartilhar
Compartilhar

O Governo do Distrito Federal (GDF) começou a “esquentar” os preparativos para o teste da tarifa zero no transporte público durante todos os dias do Carnaval de 2025. No caso dos ônibus, aproximadamente 80% da frota estará nas ruas, mas todos poderão sair das garagens caso seja necessário. As linhas serão adaptadas às festas.

A Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) trabalha em planejamento especial, com estações abertas à noite perto dos pontos de folia. Por outro lado, os gestores públicos temem um aumento do vandalismo e pedem o apoio e conscientização da população.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a tarifa zero nos finais de semana e feriados. Na realidade, caso os testes sejam bem sucedidos, o governo local avalia ampliar a gratuidade para outros dias. E o Carnaval será a primeira prova do modelo.

A vice-governadora Celina Leão (PP) afirmou que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) vai medir os efeitos da gratuidade no Carnaval durante o lançamento da expansão do Metrô em Samambaia.

“E isso vai ser medido para que a gente tenha um experimento bem avaliado. Nós queremos uma tarifa acessível. Estamos estudando a tarifa zero. Mas sem perder a qualidade do transporte público“, comentou Celina.

Ônibus: 80%

Segundo Secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o governo local estudou como o transporte público se comportou nos últimos carnavais. “A gente está preparado para atender essa oferta com um acréscimo de 35%. Nós vamos ter reforço de frota. Não deve ser igual um dia normal, mas deve ser de em torno 80% de um dia normal. Mas a gente está preparado para colocar todos os ônibus na rua”, comentou.

Ao mesmo tempo, a pasta vai alterar as linhas para atender ao eixo de deslocamento dos foliões. Ou seja, a promessa do governo é oferecer linhas sintonizadas com os pontos de interesse dos passageiros durante as festas.

Vandalismo

O planejamento dos ônibus está sendo elaborado de forma integrada com o Metrô-DF. “O que a gente está preocupado de fato é com o vandalismo. Sempre ocorre esse tipo de ação. Nós vamos preparar uma operação muito mais segura. Nós teremos um dos carnavais mais seguros dos últimos tempos. Mas a gente conta a participação das pessoas, porque tanto ônibus, quanto metrô, servem a população. A gente precisa que aja um exercício da cidadania para que não aja atos de vandalismo e que as famílias possam andar de forma segura no Carnaval”, pontuou.

Metrô

O público no Metrô-DF tende a ser maior no Carnaval na comparação com o dias comuns. Segundo o presidente da autarquia, Harderson Cabral, será colocada em prática uma operação especial em que à noite algumas estações ficaram fechadas para embarque. Só ficaram abertas aquelas conectadas com fluxo dos foliões.

“Nós acreditamamos que vamos conseguir entregar o nosso trabalho. É claro que a tarifa zero traz um desafio a mais, porque a gente imagina que um número maior de pessoas irão querer usar o Metrô nos seus deslocamentos. Mas estamos trabalhando para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, ponderou.

Segundo Cabral, a tarifa zero é importante para o futuro DF. Por isso, alinhado com o secretário Gonçalves, reforçou o pedido para os usuários para uma folia “sem vandalismo” no transporte público.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Transporte Público

Debates dos planos de transporte urbano e de mobilidade sustentável do DF começam no dia 10

A partir de segunda-feira (10), estarão abertos os debates do Governo do...

Transporte Público

Vai de Graça: ônibus e metrô do DF registram 2,5 milhões de acessos nos quatro dias de Carnaval

O período de Carnaval foi bastante movimentado no transporte público coletivo do...

Transporte Público

Tarifa zero: Ibaneis posta relato de cobrador sobre gratuidade no transporte

Nas redes sociais, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou o relato de...