Ir para o conteúdo
CLDF

Distritais comemoram gratuidade de transporte aos domingos e feriados

Compartilhar
Compartilhar

Após o anúncio do governador Ibaneis Rocha de que o transporte público do Distrito Federal será gratuito aos domingos e feriados, os deputados distritais comemoraram a medida e comentaram o impacto social e econômico da iniciativa.

O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), celebrou a decisão. “Excelente notícia. O governador Ibaneis implementou o transporte gratuito aos domingos e feriados. Essa medida é um grande passo para promover a inclusão social e facilitar o acesso da população aos serviços e lazer no DF”, afirmou.

O vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT), também saudou a medida e observou que a gratuidade parcial é um desdobramento de projetos como o Tarifa Zero Estudantil, de sua autoria. O parlamentar afirmou que já havia articulado com a Secretaria de Transporte a possibilidade de expandir a gratuidade para estudantes e que a nova política servirá como um teste para futuras ampliações.

“A decisão do governo comprova o que sempre defendemos: transporte público gratuito é um direito e uma política que gera benefícios para toda a população. A experiência do Passe Livre Estudantil já mostrou como a gratuidade amplia o acesso à educação e reduz desigualdades. Agora, com a isenção de tarifas aos domingos e feriados, fica ainda mais evidente que podemos e devemos avançar para uma tarifa zero definitiva”, afirmou Ricardo Vale.

O Projeto de Lei nº44/2023, que trata do Tarifa Zero Estudantil, já foi aprovado na Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana e na Comissão de Assuntos Sociais. Atualmente, está em análise na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças. 

Presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa, o deputado Max Maciel (Psol) também celebrou o anúncio. “Há de se comemorar essa medida, pois, a partir dela, podemos fazer uma medição da real necessidade e da importância do acesso à cidade”, comentou. O distrital, no entanto, afirma que, para que a iniciativa dê certo, o governo precisa fortalecer a estrutura do metrô, fazer uma auditoria no sistema e discutir a remuneração das empresas.

Já o líder do governo na CLDF, deputado Hermeto (MDB), ressalta que a gratuidade de transporte aos domingos e feriados é extremamente bem-vinda, principalmente para a população de baixa renda do Distrito Federal. “O trabalhador mais humilde que, no domingo ou feriado, quer se divertir, visitar um parente ou mesmo sair para ir ao Zoológico, por exemplo, vai poder fazer isso”, observou.

Responsável pelo Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) divulgará as regras para o acesso gratuito aos domingos e feriados na próxima semana. De acordo com o órgão, as frotas de ônibus estão preparadas para o aumento da demanda e linhas podem ser otimizadas em questão de horários para atender à população.

Com informações da CLDF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
CLDF

Atenção neonatal em hospitais públicos preocupa distritais

Denúncias de superlotação e condições precárias nos leitos neonatais da rede pública...

CLDF

Em reunião pública, distritais tecem críticas à gestão da saúde do DF

Em reunião que debateu os desafios e soluções para o futuro da...

CLDF

Atletas de voleibol do DF serão homenageados nesta segunda-feira (24)

Em solenidade que acontece no auditório da CLDF nesta segunda-feira (24) às...