O Parque Nacional (Parna) de Brasília, também conhecido como Água Mineral, terá um evento especial neste sábado (15/2), para inauguração de um novo trecho da trilha Arco Brasília e reabertura dos trajetos do circuito Cristal Água.
Com 21 km de extensão, agora o Arco Brasília conectará a unidade de conservação ao sistema de trilhas da Floresta Nacional (Flona) de Brasília, com ampliação das opções de atividades para os amantes de atividades na natureza.
No caso do circuito Cristal Água, a Trilha Mutum será reinaugurada, com percurso de 18 km. O circuito também inclui caminhos como as trilhas João de Barro (5 km), Arara-Canindé (10 km) e Seriema (15 km), todas sinalizadas por cores para facilitar o acesso e o deslocamento.
O projeto de ampliação do Arco Brasília resulta da colaboração entre as gestões do Parna e da Flona de Brasília com a da Área de Proteção Ambiental do Planalto Central (APA) – inclusive por meio da equipe de marcenaria. A iniciativa contou com o apoio de voluntários e do Movimento de Apoio ao Caminhos do Planalto Central (CPC).
Chefe do Parque Nacional de Brasília, Larissa Diehl destacou a importância da visitação para a conservação ambiental. “Trazer a sociedade para apoiar a sinalização e a implementação de novas trilhas faz com que tenhamos aliados na preservação do meio ambiente”, afirmou.
A reinauguração das trilhas e a abertura do Arco Brasília terão início às 7h30 no Centro de Visitantes do parque, com um café da manhã colaborativo, onde os participantes devem trazer alimentos, bebidas e utensílios.
O evento contará com uma exposição dos envolvidos no projeto, homenagens aos voluntários, gravação de placas com pirógrafo, e atividades como caminhadas, ciclismo e Slackline.
A partir das 8h, os presentes poderão participar de caminhadas e pedaladas pelas novas trilhas. A Trilha João de Barro será conduzida por Humberto Lopes, do Grupo de Caminhadas Brasília; a Trilha do Arco Brasília será guiada por Viviane Ananias e Lila/Oswaldo e o pedal será acompanhado por Jah do Cerrado e Rebas do Cerrado.
Serviço
- Data: sábado (15/2)
- Horário: 7h30 (com café da manhã colaborativo)
- Local: Centro de Visitantes do Parque Nacional de Brasília
- Entrada: meia (R$ 19) para moradores do Distrito Federal e do Entorno com registro no CadÚnico; entrada gratuita para idosos e crianças até 12 anos.
- Informações: pelo site do Parque Nacional de Brasília; pelos perfis do Instagram @movimentocpc e @parnabrasilia; e pelo Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas e Caminhos do Planalto Central (CPC).
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário