Ir para o conteúdo
PT

O PT/DF deve enfrentar temas relevantes e desafiadores nos próximos dois anos (2025/2026). Será necessário organizar uma agenda para processar esse conjunto de temas de forma democrática e unitária, mobilizando nossos filiados e simpatizantes e interagindo com toda a sociedade.

Compartilhar
Compartilhar

Nos últimos anos, o mundo assiste a um crescimento da extrema direita, que ameaça a democracia. Defender a democracia deve ser o principal objetivo de toda a ação política progressista, superando divergências e mantendo a unidade dos verdadeiros democratas.

Temos pela frente a responsabilidade de renovar as direções do partido em nível regional e nas zonais. Renovar a direção partidária, seus setoriais e instâncias de base envolve não apenas o trabalho de arregimentação dos filiados, que comparecerão ao dia da votação, mas também:

  • Abertura de um processo de diálogo para escutar o conjunto do partido com vistas à construção de uma renovação partidária com a maior unidade;
  • Realização de um balanço sem agressões, capaz de produzir um consenso amplo sobre nossas virtudes e fragilidades atuais, de forma a enfrentar uma conjuntura adversa de fortalecimento da extrema direita no mundo e no Brasil;
  • Preparação das ações de enfrentamento do debate nacional na defesa do Governo Lula e no fortalecimento das políticas e programas até aqui implantados na reconstrução do nosso país;
  • Intensificação da execução de ações na oposição ao governo local;
  • Ampliação e fortalecimento da juventude do PT, engajando mais jovens e criando espaços reais para sua participação ativa nas pautas e estratégias do partido;
  • Fortalecimento do engajamento digital, capacitando a militância para compreender melhor as dinâmicas das plataformas e disputar esse espaço de forma eficaz;
  • Construção de uma plataforma eleitoral futura;
  • Definição da tática visando 2026.

Nosso primeiro objetivo será construir um nome de unidade para liderar o PT/DF, por meio da presidência regional de amplo consenso

Neste contexto, será necessário que o partido escolha um nome que vá além do tradicional compromisso militante. Assegurar ao novo presidente um ambiente de representação política e interlocução social é fundamental. Dessa forma, acredito que um parlamentar do PT/DF se aproxima do perfil de unidade e mobilização exigido pela nossa militância.

Chico Vigilante reúne todas as qualidades para presidir o PT no Distrito Federal neste momento. Sua longa trajetória política e militância social fazem dele a imagem e a voz que desejamos expressar na defesa das nossas causas e na luta para superar os desafios que temos pela frente.

É importante deixar claro que esse posicionamento, materializado na defesa do companheiro Chico Vigilante para o cargo, não representa um veto ou reprovação a qualquer militante que liderou o partido nos últimos períodos.

A conjuntura atual não permite um clima de agressão ou desqualificação de nenhum militante do partido. Quero dialogar com serenidade e paciência com todos aqueles que aspiram a um PT/DF mais atuante na arregimentação das nossas bases, na defesa da democracia, no combate à extrema direita e seus representantes locais, e na construção de um governo vitorioso e aprovado pelo povo, liderado por Lula em defesa do Brasil.

No DF, além do nosso esforço na oposição ao governo local, desejamos a construção de uma ampla frente política e social. Uma frente que reúna, além dos partidos de esquerda, outros agrupamentos políticos que entendem que a capital federal não pode mais conviver com o desmonte dos seus principais serviços públicos, como a saúde, nem continuar sendo servida por um sistema de transporte coletivo atrasado, caro, ineficiente e desconfortável, dentre tantas outras políticas públicas negligenciadas e destruídas nos últimos anos.

Queremos debater o futuro da Federação Brasil Esperança com PV e PCdoB, assim como conciliar os interesses locais do PT com a construção do campo de esquerda e progressista no DF.

Portanto, há uma nova agenda exigindo do PT/DF unidade, clareza de propósitos, diálogo e mobilização. Convido toda a nossa militância a ingressar nesta jornada e construir juntos uma direção renovada para o nosso partido.

Deputado Ricardo Vale (PT)
[12:01, 01/02/2025] Dep Ricardo Vale: A nova agenda do PT/DF

O

Treção renovada para o nosso partido.

Deputado Ricardo Vale (PT)

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Pessoas com DeficiênciaPT

PT MOSTRA A SUA FORÇA E RECEBE MAIS DE 3 MIL NOVAS FILIAÇÕES NO DF

PT MOSTRA A SUA FORÇA E RECEBE MAIS DE 3 MIL NOVAS...

PT

Reforma ministerial deve pautar ato de aniversário do PT

Evento no Rio de Janeiro, hoje, marca os 45 anos do Partido...

PT

Manifesto “Eu Quero Votar pra Presidente do PT” avança e ganha Adesão de Lideranças Petistas

Segundo os autores, “desde  2013, não realizamos um Processo de Eleição Direta...