Dentre os 12 candidatos que alcançaram nota 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, a estudante Melissa Goelzer de Camargo (foto em destaque), 19 anos, foi a única do Distrito Federal a conquistar a pontuação. Moradora da Asa Norte, a jovem irá concorrer a uma vaga no curso de medicina em uma das faculdades públicas do DF.
Ao Metrópoles Melissa contou sobre a preparação para as duas etapas da prova – incluindo a tão temida redação. “É questão de prática. Quando eu estava estudando, tentava escrever pelo menos uma redação por semana”, disse a jovem.
“Eu também dou muito mérito à minha leitura. Eu não gosto muito de escrever, mas sempre gostei muito de ler. E isso me ajudou muito na hora da prova, principalmente com a gramática e a pontuação”, completou.
Sobre os alunos nota mil do Enem 2024:
- Na edição 2024, 12 estudantes receberam a tão sonhada nota 1000;
- Apenas um dos alunos era de escola pública;
- O resultado do Enem 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13/1) e pode ser consultado por meio da Página do Participante, mediante login e senha;
- Melissa é moradora da Asa Norte e foi uma aluna exemplar no cursinho que cursou ao longo do ano.
Tema da Redação
Para a estudante, muitos alunos não alcançaram a nota desejada devido à falta de debate na sociedade. Na última edição do Enem, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
“Eu não pensava que ia conseguir essa nota, era um tema muito difícil de ser desenvolvido”, explica a jovem. Melissa citou a escritora nigeriana Chimamanda Adichie como repertório temático.
“Realmente é um tema que tem muita importância, mas que falta muito debate sobre. E acho que muita gente não teve a nota que queria por não ser um tema tão discutido [quanto deveria]”, completou.
Apesar da dificuldade do tema, a média da nota da redação em 2024 subiu para 660 – 15 pontos a mais que a média em 2023, que foi de 645.
Houve, no entanto, um queda expressiva no número de notas máximas na redação do Enem. Em 2023, haviam sido 60 redações com 1.000, sendo que quatro eram de alunos de escolas públicas.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário