Ir para o conteúdo
Saúde

Hospital de Base planeja aquisição de microscópio avançado para neurocirurgias de câncer

Compartilhar
Compartilhar

Aparelho permite visualizar o tecido tumoral de maneira diferenciada; aplicação de uma substância chamada fluoresceína destaca, no cérebro do paciente, as áreas afetadas pelo câncer

A equipe de neurocirurgia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) experimentou uma ferramenta, em outubro, que proporcionou resultados excepcionais em procedimentos de alta complexidade. O microscópio Kinevo, da marca Zeiss, esteve disponível por dez dias e foi essencial para a realização de 19 cirurgias neurológicas que exigiam alta precisão.

O Hospital de Base planeja a aquisição de um microscópio Kinevo, usado em cirurgias neurológicas de alta precisão | Foto: Alberto Ruy/IgesDF

De acordo com Alexandre Ravaglia, chefe da neurocirurgia do hospital, o diferencial do microscópio está em sua tecnologia avançada. “Com esse aparelho, é possível visualizar o tecido tumoral de maneira diferenciada. Ele permite a aplicação de uma substância chamada fluoresceína, que destaca, no cérebro do paciente, as áreas afetadas pelo câncer”, explica o médico.

Em algumas regiões do cérebro, o tecido saudável se assemelha ao tumoral, e apenas com o uso do microscópio é possível distinguir um do outro. “Essa tecnologia traz mais segurança e eficácia às cirurgias, permitindo a remoção de tumores graves com menos risco de sequelas para o paciente”, complementa Ravaglia.

Chefe da neurocirurgia do HBDF, Alexandre Ravaglia explica o diferencial do microscópio: “Ele permite a aplicação de uma substância chamada fluoresceína, que destaca, no cérebro do paciente, as áreas afetadas pelo câncer”

Guilherme Porfírio, superintendente do Hospital de Base, destacou a importância dessa inovação para cirurgias complexas. “Contar com um equipamento como esse de forma permanente seria um grande avanço. Talvez, com a ajuda de recursos de emendas parlamentares, esse sonho se torne realidade”, disse.

Tecnologia de ponta

Um dos casos bem-sucedidos em que o microscópio teve um papel decisivo foi o do paciente Vanderley Louzada. Há cerca de cinco meses, ele começou a sentir fortes enjoos. “Sempre que comia, vomitava. Procurei um médico, que solicitou exames por suspeitar de um tumor no cérebro. Fiz o exame no Hospital Regional de Santa Maria, e o diagnóstico confirmou a suspeita”, relata.

Recuperado após a retirada de um tumor no cérebro, o paciente Vanderley Louzada ficou impressionado com o atendimento que recebeu: “Costumo dizer que fui atendido no ‘Hotel de Base’. Fui tratado com muito carinho e dedicação”

Diante do susto, Vanderley manteve a fé e buscou tratamento. Ele foi encaminhado ao HBDF, onde foi internado para a realização de exames complementares. Segundo Ravaglia, o caso do paciente era raro. “Ele apresentava um tumor na base do crânio, conhecido como ependimoma da região do ângulo ponto-cerebelar, uma área de difícil acesso localizada atrás do cerebelo. Graças à tecnologia do microscópio e ao uso da fluoresceína, conseguimos realizar a cirurgia com maior precisão”, conta o médico.

O tumor comprometia estruturas importantes, como o tronco cerebral, o nervo facial e os nervos responsáveis pela deglutição. “Com esse tipo de microscópio, foi possível diferenciar claramente o nervo, o tronco cerebral e o tumor, não apenas pela fluoresceína, mas também pela qualidade de profundidade de campo que o aparelho oferece”, ressalta Ravaglia.

A cirurgia removeu o tumor sem lesionar nervos cranianos, preservando as funções do nervo facial e da deglutição. “O risco de sequelas neurológicas era alto, mas Vanderley saiu da cirurgia sem nenhuma complicação”, comemora o neurocirurgião.

A combinação entre tecnologia de ponta e a expertise da equipe médica foi determinante para o sucesso do procedimento. “Esse tipo de investimento é muito vantajoso, considerando os benefícios que oferece à instituição e à comunidade do Distrito Federal”, reforça Ravaglia.

Atualmente, Vanderley está em casa, em recuperação, e faz acompanhamento com uma equipe multidisciplinar no ambulatório do hospital. “Costumo dizer que fui atendido no ‘Hotel de Base’. Agradeço a todos, desde a equipe de limpeza até os médicos. Fui tratado com muito carinho e dedicação”, conclui.

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste


  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…


  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…


Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
SaúdeVacina

DF amplia vacinação contra HPV para adolescentes até 19 anos

Imunizante previne infecção sexualmente transmissível e câncer. Ação vai até 14 de...

Saúde

Lula demite Nísia e confirma Padilha como novo ministro da Saúde

Presidente Lula comunicou demissão de Nísia Trindade em reunião nesta terça-feira (25/2)...

Saúde

Bronquiolite: Saúde incorpora vacina e remédio contra VSR no SUS

Vacina e remédio foram aprovados pela Conitec na quinta-feira (13/2). Eles visam...