Ir para o conteúdo
Distrito Federal

“Não faz sentido”, alega Ibaneis sobre alterações no Fundo Constitucional

Compartilhar
Compartilhar

O governador falou sobre o assunto na tarde deste sábado (7/12) na rede social X (antigo Twitter)

Em meio a uma nova possibilidade de alteração nos valores do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), o governador Ibaneis Rocha (MDB) se pronunciou mais uma vez. Na rede social X (antigo Twitter), o chefe do Executivo local alega que falta sentido na tentativa do governo federal de alterar o modo de cálculo do recurso, que é destinado à saúde, educação e segurança pública da capital do país. A postagem foi feita na tarde deste sábado (7/12).

“Temos um histórico de que todas as capitais da República sempre foram mantidas pelo governo federal, desde o Estado da Guanabara”, escreveu o governador. “Não faz sentido, agora, no contexto da verdadeira política e do pacto federativo, impor à capital da República uma mudança que alterará o Fundo Constitucional e prejudicará o Distrito Federal”, acrescentou.

Na última quarta-feira, os deputados federais aprovaram a urgência na tramitação do PL 4614/2024, que propõe ajustes fiscais no orçamento do governo federal, incluindo a alteração da forma de cálculo do FCDF. Com isso, o projeto não precisará seguir o trâmite regular, passando pelas comissões, e poderá ser apreciado diretamente no plenário da Câmara dos Deputados. O próximo passo é o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), designar um relator para o projeto. Lira declarou que vai optar por um deputado com perfil técnico-orçamentário. O relator será escolhido na reunião de líderes da Câmara dos Deputados, que acontecerá na próxima terça-feira (10/12).

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Distrito Federal

Medalha Cruz de Sangue homenageia bravura e sacrifício dos policiais militares 

Reconhecimento, que será outorgado em solenidades oficiais, contempla três categorias Na edição...

Distrito Federal

Entorno também sofrerá consequências do corte no Fundo Constitucional

Pesquisa afirma que 36% dessa população realiza deslocamentos pendulares para o DF,...

Distrito Federal

Corte no Fundo Constitucional pode agravar saúde pública do Distrito Federal

Especialistas destacam que mudança no cálculo do Fundo Constitucional impactará a prestação...