Ir para o conteúdo
CLDF

Projeto de lei defende melhores condições para terceirizados do GDF

Compartilhar
Compartilhar

O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Ricardo Vale (PT), apresentou no plenário da Casa uma proposta em defesa dos direitos trabalhistas dos terceirizados, ou seja, os contratados pela administração pública direta, autárquica e fundacional do DF nos contratos administrativos. O projeto de lei 1.298/2024 trata de regras do Direito Administrativo para a Capital Federal.

O texto consolida uma série de dispositivos para garantir postos mais dignos para os terceirizados, com jornadas mais flexíveis, previsibilidade do direito a férias e o cumprimento das normas de segurança do trabalho. Caso aprovada, os órgãos e as entidades deverão adaptar seus processos internos de contratação, incluindo os contratos vigentes.

“Queremos trazer para o DF uma preocupação que o governo federal já assimilou por meio de um decreto que obriga a administração pública a ser coerente, garantindo que o trabalhador seja tratado com respeito e protegido da exploração”, afirma Ricardo Vale.

Outra medida positiva do PL, similar à do decreto federal, é a que prevê a contratação de serviços contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra, apresentando “planilha de custos e formação de preços, com valor igual ou superior ao orçado pela administração, que corresponda à soma do salário e do auxílio-alimentação”. A medida deve coibir que empresas ofereçam preços mais baixos nas licitações, muitas vezes à custa de salários reduzidos.

Com informações da assessoria de comunicação do deputado Ricardo Vale

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
CLDF

Atenção neonatal em hospitais públicos preocupa distritais

Denúncias de superlotação e condições precárias nos leitos neonatais da rede pública...

CLDF

Em reunião pública, distritais tecem críticas à gestão da saúde do DF

Em reunião que debateu os desafios e soluções para o futuro da...

CLDF

Atletas de voleibol do DF serão homenageados nesta segunda-feira (24)

Em solenidade que acontece no auditório da CLDF nesta segunda-feira (24) às...