Ir para o conteúdo
Meio Ambiente

Marina declara guerra à queimada criminosa. País tem 931 focos de fogo

Compartilhar
Compartilhar

Marina declara guerra à queimada criminosa. País tem 931 focos de fogo

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, afirmou, nesta sexta-feira (27/9), que o país tem atualmente 931 focos de incêndios em todo o território. Segundo a ministra, até o momento 479 focos de incêndios já foram extinguidos. Desse total, 100 são em áreas inacessíveis.

A ministra do Meio Ambiente reafirmou, durante entrevista à CNN, a participação humana nas queimadas.

“É uma guerra que está sendo feita e que precisa ser feita, inclusive, no nível daqueles que praticam, criminosamente, a ação de atear fogo em áreas produtivas, dentro de unidades de conservação e em terras indígenas, mesmo em período de alto risco como esse, com a proibição total do [uso de] fogo em todo o território nacional”, declarou.

De acordo com a ministra, há uma série de fatores que se combinam e que agravam a situação brasileira, dentre elas a baixa umidade e as altas temperaturas. Cerca de 58% do Brasil está em situação de seca e um terço dessas regiões enfrenta seca extrema, ventos fortes e “pessoas ateando fogo em várias regiões do país”.

Ainda durante a entrevista, Marina afirmou que o governo trabalha para o agravamento de punições para aqueles que comentem incêndios criminosos. “Nós estamos reforçando as ações. Há uma curva de aprendizado”, disse.

Queimadas na Amazônia

A Amazônia já superou neste ano a mesma quantidade de queimadas registradas em todo o ano de 2023. Até a última quarta-feira (25/9), foram registrados 102.993 focos de calor no bioma. Em todo o ano de 2023, houve 98.646 queimadas. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Seguindo a curva da média histórica, este mês de setembro já é o com mais queimadas no ano também. Até quinta, foram 39.804 focos de calor, número acima da média histórica de 32,2 mil para o mês. O recorde anual aconteceu em 2004, quando o fogo foi identificado 218.637 vezes. As queimadas são monitoradas pelo Inpe desde junho de 1998.

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, houve 63.189 queimadas. O número é mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período de 2023: 31.489.

Com informações da

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isso é apenas um teste

    Isso é apenas um teste

    esse post é um teste

  • Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid

    Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…

  • Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”

    A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Meio Ambiente

Órgãos ambientais debatem regras para pesca no Lago Paranoá

Encontro reuniu especialistas para discutir a história ambiental e as regras para...

Meio Ambiente

Nova trilha ligará Parque Nacional à Floresta Nacional de Brasília

O Parque Nacional (Parna) de Brasília, também conhecido como Água Mineral, terá um...

Meio Ambiente

Lula cobra Ibama e critica ‘lenga-lenga’ para explorar Foz do Amazonas

O presidente voltou a defender nesta quarta-feira (12/2) que a Petrobras seja...