O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma homenagem a Paulo Freire, nesta quinta-feira (19/9), data em que o educador completaria 103 anos. Lula considerou o “patrono da Educação Brasileira” como “um dos maiores brasileiros do século 20”.
“Hoje, 19 de setembro, é dia de celebrarmos um dos maiores brasileiros do século 20. Se estivesse vivo, Paulo Freire faria 103 anos. Educador genial, patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire é doutor honoris causa de meia centena de universidades do Brasil e do exterior. O clássico Pedagogia do Oprimido é a terceira obra mais citada do mundo na área de humanas”, inicia a nota.
“Tive o prazer e a honra de conviver com ele. Sou testemunha do seu profundo amor pelos seres humanos, em especial pelos oprimidos – aqueles que, em suas palavras, foram “roubados do seu direito de ser”. A eles, Paulo Freire dedicou sua obra e sua vida. Acreditava na revolução pacífica, por meio da Educação. Dizia: ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo'”, diz ainda o texto.
Lula finaliza a homenagem relembrando como a extrema direita acusa Paulo Freire de usar a educação para suposta doutrinação ideológica.
“Foi perseguido, expulso da universidade, preso e exilado pela ditadura militar. Um quarto de século depois de sua morte, continua temido e odiado pela extrema direita, inimiga feroz da Educação e da construção de um mundo livre das desigualdades. Mas a perseguição que sofre depois de morto só faz aumentar a venda de seus livros e o interesse, inclusive dos mais jovens, pelas suas ideias, no Brasil e no exterior”, finalizou o presidente.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário