O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá, nesta quarta-feira (27/8), com representantes do B20, o Business 20, no Palácio do Planalto. O comitê é composto por empresários e coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Depois, as medidas deverão ser enviadas para o G20, o Grupo dos Vinte.
Essa é a primeira vez que o B20 adianta as demandas para o G20, a fim de dar mais tempo para a análise dos chefes de Estado antes da cúpula de novembro, que será realizada no Rio de Janeiro. O mandato do grupo é rotativo e neste ano a Presidência é do Brasil.
O B20 construiu 24 recomendações ao longo dos últimos meses, a partir de sete forças-temáticas e um conselho com mais de mil membros, que representa mais de 40 países.
As oito demandas prioritárias a serem mostradas para Lula nesta manhã são:
- Utilizar capital privado para a transição da economia para uma mais sustentável e de baixo carbono;
- Ampliar soluções para a descarbonização no curto e longo prazo;
- Criar modelos para sistemas de alimentação mais resistentes e sustentáveis;
- Promover um comércio sustentável e resiliente;
- Incluir mais mulheres e pessoas diversas no mercado de trabalho;
- Preparar meios de educação e empregos mais produtivos;
- Incentivar a cibersegurança e confiança digital para novas tecnologias, como a inteligência artificial;
- Fomentar formas de crescimento inclusivo.
Entre as pautas mais relevantes para Lula no G20 estão a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, a taxação dos super-ricos, a descarbonização, a economia sustentável e a igualdade de gênero.
A principal bandeira é a força-tarefa para reduzir a insegurança alimentar no mundo. Em julho, houve pré-lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza durante o encontro do G20 no Rio.
“A fome e a pobreza inibem o exercício pleno da cidadania e enfraquecem a própria democracia. Erradicá-las equivale a uma verdadeira emancipação política para milhões de pessoas”, falou o presidente, na ocasião.
Ele também falou sobre a abundância de dinheiro concentrado: “Nunca tantos tiveram tão pouco e tão poucos concentraram tanta riqueza. Em pleno século 21, nada é tão absurdo e inaceitável quanto a persistência da fome e da pobreza”.
Agenda
Também na quarta, o chefe do Executivo participará da cerimônia de comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa, no Clube do Exército, em Brasília.
No evento, será anunciado o começo do alistamento militar feminino voluntário.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Isso é apenas um teste
esse post é um teste
Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
Nos últimos dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou um tom derrotista e admitiu que ele deve ser condenado nos processos que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Também expressou medo de morrer na cadeia. Ele comparou a Primeira Turma do STF, que deve julgar seu caso, a uma “câmara de gás”, em uma declaração…
Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
A futura presidente do STM pretende implementar ações que ampliem a presença feminina no Judiciário. Após o “doloroso” processo eleitoral entre os pares — episódio inédito na Corte —, ela confia nos méritos pessoais para presidir a Casa A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira como a primeira mulher eleita para exercer a presidência…
Deixe um comentário