Um cachimbo indígena sumiu, no último dia 25 de julho, de uma exposição no SESI Lab, em Brasília. O museu registrou um boletim de ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.
O item faz parte do acervo da Secretaria de Cultura do DF no Memorial dos Povos Indígenas. Segundo a pasta, o cachimbo tem “importância histórica, etnográfica, antropológica e cultural”. Ainda de acordo com a secretaria, a Interpol foi acionada.
De acordo com o SESI Lab, em depoimento à polícia, a peça tradicional da etnia Tapajó é de uma exposição temporária e tem “inestimado valor histórico”. O cachimbo estava exposto em uma vitrine fechada de vidro, em uma galeria do primeiro andar do museu.
O museu também informou, na ocorrência, que a exposição conta com câmeras de segurança. No entanto, circuito não contempla a sala onde estava o objeto. O museu apontou que “compartilhou todas as informações disponíveis com as autoridades e aguarda a conclusão das investigações”.
A mostra está em cartaz desde 19 de junho. Segundo o SESI Lab, “o museu estava recebendo alto volume de público por conta da gratuidade e período de férias escolares”.
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Isso é apenas um teste
- Desesperado, Bolsonaro tenta afastar ministros do STF e quer anular delação de Cid
- Ministra Maria Elizabeth Rocha: “Quebrei o teto de vidro ao ser eleita”
- STF: Primeira Turma tem maioria para tornar deputados réus por venda de emendas
- Lula indica Verônica Abdalla para o Superior Tribunal Militar
Deixe um comentário